Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bombardeiro com ogivas nucleares sobrevoou EUA

Denúncia feita por um jornal especializado, que confirmou junto de fontes militares

Um bombardeiro B-52 foi carregado por engano com cinco ogivas nucleares e atravessou os Estados Unidos, do Dakota do Norte à Luisiana, noticiou um jornal militar norte-americano, informa a agência Lusa.

O bombardeiro transportava mísseis de cruzeiro, no âmbito de um programa do Departamento de Defesa que prevê a recolha de 400 mísseis, escreveu o «Military Times», citando três oficiais que falaram sob condição de anonimato. Segundo estes responsáveis, as ogivas nucleares deviam ter sido retiradas dos mísseis antes destes serem carregados sob as asas do bombardeiro. Mas isso não aconteceu e o B-52 voou da base aérea de Minot, no Dakota do Norte (norte), para a de Barksdale, na Luisiana (sul), no dia 30 de Agosto.

PUB

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, foi informado do incidente quando as ogivas foram detectadas, após a aterragem em Barksdale.

«A política das Forças Armadas em relação ao manuseamento de armamento é muito rigorosa. As armas estiveram sempre sob a nossa custódia e nunca representaram um risco para o público», disse o tenente-coronel Ed Thomas, porta-voz da Força Aérea.

PUB

Últimas