Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tragédia em São Paulo

Avião derrapou na pista, saiu do aeroporto, atravessou uma avenida da cidade brasileira e embateu violentamente contra um edifício onde estava uma bomba de gasolina. Coronel dos bombeiros diz que não deverá haver sobreviventes entre as 176 pessoas a bordo

[Última actualização às 04:09]

O coronel dos Corpo de Bombeiros de São Paulo disse que não deverá haver sobreviventes no avião da companhia brasileira TAM que se incendiou esta terça-feira à noite na cidade brasileira, com 176 pessoas a bordo. A aeronave despistou-se, saiu do aeroporto de Congonhas, cruzou uma movimentada avenida e embateu num edifício onde se encontrava uma bomba de gasolina.

PUB

«Tem 200 mortos aí», disse António da Silva Araújo ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, citado pelo jornal brasileiro Folha Online (que tem uma infografia do acidente). Segundo as últimas informações avançadas pelo jornal, o avião terá derrapado na altura em que tentava aterrar no aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade.

A aeronave ultrapassou os limites do aeroporto e cruzou a avenida Washington Luís e foi embater no edifício TAM Express - um depósito de cargas da sua própria companhia, onde se encontrava uma bomba de gasolina. Veja os videos da Globo.

Seguiu-se um incêndio de grandes proporções que mobilizou centenas de bombeiros. Segundo a Folha Online, cerca das 01:30 (em Lisboa) desta quarta-feira estavam no local 71 viaturas.

As chamas já foram controladas mas chegaram a colocar em perigo alguns edifícios das imediações, embora os bombeiros ainda continuem em operações de resgate em alguns deles. Uma parte do prédio da TAM chegou mesmo a ruir, estando ainda a ser avaliada a possibilidade de ruir na sua totalidade.

PUB

Segundo a companhia aérea, o avião em causa é um Airbus A320. O voo JJ 3054 partiu de Porto Alegre, às 17:16 (21:16 em Lisboa), com destino ao aeroporto de Congonhas.

16 mortes confirmadasAté ao momento, foram retirados 14 corpos do local do acidente, que não ainda se sabe se seriam de ocupantes do avião ou de pessoas que estariam no edifício, de acordo com as últimas informações avançadas pela rádio brasileira noticiosa CBN, que cita uma fonte dos bombeiros.

A estação avançou ainda que deram entrada 16 pessoas com vida em hospitais da região, mas duas delas não terão resistido aos ferimentos, elevando para 16 o número de vítimas confirmadas.

Neste momento, aguarda-se a divulgação do nome dos ocupantes da aeronave.

O embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Seixas da Costa, disse à agência Lusa que ainda não há informações sobre passageiros de nacionalidade portuguesa a bordo do avião que terça-feira à noite explodiu no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

PUB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência para acompanhar as informações sobre o acidente. Foram decretados já três dias de luto no Brasil.

O Aeroporto de Congonhas é doméstico e o mais movimentado do Brasil. No momento do acidente, chovia muita na cidade.

A pista onde o avião brasileiro se despistou era objecto de críticas por ser demasiado pequena em aterragens à chuva, indicaram hoje fontes aeronáuticas brasileiras, refere a agência Lusa.

O último acidente aéreo no Brasil aconteceu em Setembro passado. Morreram 154 pessoas.

PUB

Últimas