Já fez LIKE no TVI Notícias?

Guerra, droga e SIDA fazem milhões de órfãos

Avós em todo o mundo transformam-se em pais «a força»

A devastação causada pela SIDA, as guerras e as drogas transformou milhões de avós em todo o mundo em pais «à força», que nem sempre têm forças ou recursos económicos para essa missão, alertaram hoje as Nações Unidas (ONU).

Segundo dados divulgados hoje pela ONU, citados pela Lusa, só nos Estados Unidos existem seis milhões de crianças a serem criadas pelos seus avós porque os pais não são capazes ou morreram vítimas de sida e de consumo de drogas.

PUB

As doenças e as guerras juntamente com outros factores como as catástrofes naturais aumentaram o número de órfãos nos últimos anos.

O problema estende-se por todo o mundo, especialmente na África Sub-Saariana onde 12 milhões de crianças vivem com os seus avós ou familiares, enquanto outro grande grupo é criado por irmãos também menores de idade.

Na Europa de Leste calcula-se que haja cerca de 1,5 milhões de crianças órfãs enquanto na Ásia e na América Latina e no norte de Africa calcula-se outros quatro milhões.

«Crianças sem pais são crianças sem voz», disse a representante de uma associação norte-americana de Avós pelos Direitos das Crianças, Brigitte Castellano, que se queixou da Assembleia-Geral da ONU por esta não ter adoptado nenhuma recomendação sobre a matéria.

A falta de apoio dos governos vai levar várias organizações a reunir-se em Nova Iorque de 6 a 8 de Maio na «I cimeira Mundial de avós e cuidadores familiares».

«Muitos idosos viveram a dor da morte dos seus filhos vítimas de Sida e agora têm de criar os seus netos que, possivelmente, também contraíram a doença», disse Castellano, ao explicar as consequências que a pandemia esta a ter nas zonas deprimidas do planeta.

Na Cimeira, os idosos deverão sensibilizar os governantes da necessidade de apoiar o trabalho que realizam.

PUB

Últimas