Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carlos Costa: sistema português está «sólido»

Governador do Banco de Portugal acredita na saúde das finanças portuguesas e diz que país pede mais dinheiro apenas para aumentar solidez económica

O sistema financeiro português «está sólido», vai cumprir os novos «mínimos olímpicos dos jogos financeiros» internacionais, e pede mais capital apenas para ser «ainda mais sólido», disse esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal.

Para Carlos Costa, o sistema financeiro do país está numa fase consistente, mas é necessário ter em mente a «necessidade de reforçar a solidez», um objectivo que está em «consonância com um esforço de desalavancagem das famílias e das empresas», cita a agência Lusa.

PUB

O supervisor fez saber que o próprio sistema é que deve dar resposta aos «novos desafios», ou seja, bancos «mais capitalizados, com menos risco de liquidez».

De acordo com Carlos Costa, estes são instrumentos que são sinónimo da «nova normalidade», regida por metas internacionais, e que permitirão a Portugal ir aos mercados de capital.

«Os novos mínimos olímpicos dos jogos financeiros do futuro». Foi desta forma que o supervisor se referiu aos desafios que a banca enfrenta e que, na perspectiva do governador, a banca portuguesa está a conseguir : «Felizmente que é o que os bancos em Portugal estão a fazer - reforçar o capital e rever os activos».

Estes serão os passos «necessários» para que as instituições possam «ir ao mercado em 2014».

PUB

Últimas