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Lucros do banco do BCP na Polónia aumentam 44% em 2006

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O Bank Millennium da Polónia, onde o BCP detém uma posição de 65,5%, registou lucros de 300,8 milhões de zlotys (77,2 milhões de euros) em 2006, mais 44% que em 2005.

Em comunicado, o BCP acrescenta que o Conselho de Administração proporá aos accionistas a distribuição de um dividendo por acção de 0,17 zlotys (quatro cêntimos de euro), num montante total de 144,4 milhões de zlotys (37 milhões de euros), ou seja, 48% dos lucros serão distribuídos aos accionistas em dividendos.

«O exercício de 2006 foi muito positivo para o Bank Millennium, com forte crescimento de resultados», refere o banco.

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A rendibilidade de capitais próprios (ROE) cresceu de 10,5% para 13,6%, em base recorrente, a margem financeira registou uma subida anual de 9,8% e as comissões líquidas aumentaram 37,9%.

O produto bancário também registou um incremento de 24,8%, em base recorrente.

Os custos de transformação totais registam crescimento de 10,6 % (+7,1% se excluídos os custos associados ao re-branding e ao programa de expansão da rede em 2006 e as amortizações extraordinárias realizadas em 2005).

O BCP fala ainda numa melhoria do rácio de eficiência de 74,4% para 67,7%, em base recorrente, da qualidade da carteira de crédito, e da redução do rácio de crédito com imparidade de 10% para 5,7%. O rácio de solvabilidade situou-se nos 13,6%.

Em 2006, «o Grupo aumentou significativamente a quota de mercado em produtos seleccionados como estrategicamente prioritários», destacando o crédito à habitação (7,1% para 9,7% na carteira total, um crescimento de 117%); a nova produção (11% para 13,5%, mais 98%); os cartões de crédito (3% para 4,1%, uma subida de 108%); mutual funds (2,6% para 3,6% de activos sob gestão, mais 121%);

Factoring (4,1% para 7% em facturação processada, mais 123%); Leasing (5,7% para 6,2% em nova produção, uma subida de 28%).

Em resultado deste desempenho, o Banco «alcançou os objectivos de médio prazo estabelecidos em 2005. O objectivo em termos de cross-selling de 3 produtos por cliente, fixado para 2007, foi também já atingido com um ano de antecedência».

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