Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama: G20 não chegará a consenso em todas as matérias

Relacionados

França e Alemanha preferem mais regulação financeira a mais pacotes económicos

O presidente dos EUA, Barack Obama, respondeu esta quarta-feira às objecções do homólogo francês, Nicolas Sarkozy. E admite que o consenso não abrangerá todos os temas.

Em causa está o projecto de declaração final da Cimeira do G20, que começa amanhã em Londres. Sarkozy diz que o mesmo não convém à França nem à Alemanha, e pediu o reforço da regulamentação dos paraísos fiscais e dos fundos especulativos.

PUB

Já para Obama, o mais importante, é a união. «Temos a responsabilidade de coordenar acções, centrados no que nos une, e não no que nos separa», afirmou, à saída de um encontro com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, em Downing Street.

O presidente francês ameaçou já sair da cimeira caso não se discutam medidas fortes e concretas contra a crise, em vez de mais uma «carta de intenções».

Obama admitiu que «não haverá acordo sobre todos os pontos» mas admite que a cimeira «não poderá ficar pelas meias tintas».

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que será o anfitrião da cimeira, espera também «negociações duras», mas prometeu tentar persuadir o presidente francês a não enveredar pela «política da cadeira vazia», o que colocaria em xeque a própria cimeira.

Sarkozy garantiu que não abdicará da sua posição favorável a «uma maior regulação financeira e a uma atitude mais dura em relação aos paraísos fiscais», em detrimento de mais injecção de capital em planos de recuperação económica.

A chanceler alemã, Angela Merkel, tem posição próxima de Sarkozy e manifesta-se contrária a que o G20 se fique pela aprovação de novos planos de relançamento, lembrando a «enorme contribuição» já dada pelo seu país.

PUB

Relacionados

Últimas