Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bacias hidrográficas: metade com água acima da média

Relacionados

Relatório do Instituto da Água sobre o mês de Maio aponta Cávado, Ave, Barlavento, Tejo, Guadiana e Arade com volume de armazenamento elevado

Metade das bacias hidrográficas de Portugal continental apresentou em Maio um volume de armazenamento superior à média, de acordo com o último relatório do Instituto da Água (Inag), refere a Lusa.

As bacias com índices superiores à média são as do Cávado, Ave, Barlavento, Tejo, Guadiana e Arade, enquanto as que apresentam valores inferiores são as do Lima, Oeste, Sado, Mira, Douro e Mondego.

PUB

Em relação ao mês de Abril, verificou-se um aumento de armazenamento em três bacias hidrográficas e uma descida em nove.

As subidas do nível de água ocorreram nas bacias do Cávado (81 por cento face a 76,3 por cento em Abril), Tejo (84,5 face a 82,3) e Douro (74,2 face a 73,5).

As bacias com valores mais elevados de retenção são as do Ave (94,3 por cento), Mondego (89,9 por cento), Barlavento (86,8), Tejo (84,5), enquanto as do Sado (48,5 por cento) e as do Lima e Oeste (ambas com 53 por cento) são que registam índices mais baixos.

O resumo do relatório, disponível na página da Internet do Inag refere ainda que das 56 albufeiras monitorizadas, 28 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total e 2 disponibilidades inferiores a 40 por cento.

Contudo, refere o relatório, os armazenamentos de Maio de 2008 por bacia hidrográfica apresentam-se próximos das médias de armazenamento de Maio no período entre 1990 e 2000.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Os valores de armazenamento apresentados são referentes ao último dia do mês do mês de Maio ou mais próximo dessa data.

PUB

Relacionados

Últimas