Já fez LIKE no TVI Notícias?

Euribor continua a baixar e já ronda os 3,7%

Relacionados

Tendência deverá continuar

No dia em que se espera um forte corte da taxa de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE), as Euribor continuam a baixar. A taxa a seis meses, a mais usada em Portugal como indexante dos contratos de crédito à habitação, está já nos 3,710%, o mínimo dos últimos dois anos.

Por seu lado, a taxa a três meses recuou já abaixo do limiar dos 3,7% e encontra-se nos 3,669%, o valor mais baixo desde Dezembro de 2006. A queda desta quinta-feira foi ainda a maior em cerca de um mês.

PUB

Ainda no prazo mais longo, a 12 meses, a taxa está agora fixada nos 3,777%, o mais baixo desde 10 de Outubro de 2006.

As taxas comerciais e interbancárias estão a reflectir não só os dois cortes de 50 pontos base cada efectuados pelo BCE na taxa directora em Outubro e Novembro, mas também as expectativas de um novo corte na reunião do Conselho de Governadores do banco central, nesta quinta-feira.

Os economistas apontam para um corte de, pelo menos, 50 pontos base, o que deixaria a taxa nos 2,75%, mas há especialistas que acreditam numa descida de 75 pontos base (para 2,5%) ou mesmo de 100 pontos base (para 2,25%). Este pode ser, assim, o maior corte da história do BCE.

A descida do preço do dinheiro será motivada pelo enfraquecimento das perspectivas económicas, com o Eurostat a confirmar esta quinta-feira uma contracção em cadeia de 0,2% na economia da Zona Euro no terceiro trimestre.

Por outro lado, o BCE também já não enfrenta o problema da inflação elevada, uma vez que a taxa desceu para 2,1%, em consequência da crise e da queda dos preços das commodities, nomeadamente o petróleo.

PUB

Relacionados

Últimas