Já fez LIKE no TVI Notícias?

Polícias encurralados em incêndio

Alfornelos: Bombeiros dizem que agentes da PSP tentaram «combater indevidamente» as chamas e «contribuíram para a propagação do fogo». Polícias e dois moradores intoxicados. Apartamento ficou destruído

Dois polícias ficaram sexta-feira encurralados por um incêndio que deflagrou no primeiro andar de um edifício em Alfornelos, Amadora, ao «tentar combater indevidamente» as chamas, disse hoje à Lusa fonte dos bombeiros.

O fogo, cujas causas são ainda desconhecidas, terá surgido numa sala do primeiro andar ao início da noite, tendo os Bombeiros Voluntários da Amadora sido alertados pela população às 20:04.

PUB

Segundo o comandante Mário Conde, elementos da corporação saíram «de imediato com os meios estabelecidos por lei», mas, ao chegarem ao local, dois agentes da PSP estavam já a «tentar apagar indevidamente» o incêndio.

«A nossa preocupação foi tirá-los do segundo andar, onde estavam encurralados e intoxicados pelo fumo», disse o responsável, acrescentando que a actuação dos polícias acabou por «contribuir para a propagação das chamas».

«Um fogo como este deve ser combatido segundo uma técnica ofensiva, a partir do interior da estrutura. Eles tentaram fazê-lo ao contrário, de fora para dentro, o que fez com a propagação aumentasse e as escadas se enchessem de fumo», esclareceu Mário Conde.

O comandante acredita que a atitude dos dois agentes tenha partido de «um instinto de interajuda», mas lembra que as funções dos elementos policiais se devem limitar à retirada dos moradores e à criação de corredores de acesso para as viaturas dos bombeiros.

Além dos polícias, dois moradores do prédio, também intoxicados, foram transportados para o Hospital Amadora-Sintra, mas todos já receberam alta.

O incêndio foi declarado extinto às 20:30, estando agora a ser investigado pela GNR.

PUB

Últimas