Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ecopista vai ligar Minho à Galiza

Projecto terá 33 quilómetros e irá ligar Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Laza

Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Laza, na Galiza, vão ficar unidas através de uma ecopista com 33 quilómetros, um projecto que vai aproveitar parte da desactivada Linha do Corgo e representa um investimento de 2,5 milhões de euros, noticia a Lusa.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, disse esta quinta-feira à Lusa que o seu município lidera o projecto «Via Verde do Vale do Tâmega», que envolve ainda Chaves e as localidades espanholas de Verin e Laza.

PUB

Se a candidatura - já apresentada ao programa Interreg através da Comunidade Territorial de Cooperação do Vale do Tâmega, que integra concelhos transmontanos e do Norte da Galiza - for aprovada, a ecopista poderá estar concluída até Dezembro de 2009.

«A ecopista é um projecto que faz parte de um trabalho mais amplo que apresentamos e que se estende à vizinha Espanha, e com o qual pretendemos criar postos de trabalho, atrair pessoas à região promovendo o contacto com a natureza, com os nossos produtos endógenos e com o património», salientou o autarca.

A ecopista aproveita o ramal ferroviário do Corgo entre Vila Pouca de Aguiar e Chaves, estendendo-se depois pela margem do rio Tâmega até Laza.

Ao longo da via serão instalados equipamentos de apoio, nomeadamente estacionamento para bicicletas e infra-estruturas sanitárias, prevendo-se ainda a recuperação e adaptação de estações, apeadeiros ou pontes e a aquisição de equipamento de apoio virtual, como audioguias e sistemas de GPS.

PUB

Ciclovia inaugurada em Maio

As câmaras de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves anunciaram, há uns anos, a construção de uma ciclovia que aproveitaria o desactivado ramal ferroviário do Corgo mas, até ao momento, apenas foi construído o troço entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas.

O autarca de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, referiu que, mesmo sem ter sido ainda inaugurada oficialmente, a ciclovia de seis quilómetros até Pedras Salgadas é já «um sucesso», sendo utilizada diariamente por inúmeras pessoas, a pé ou de bicicleta.

A infra-estrutura deverá ser inaugurada em Maio.

O vereador da Câmara de Vila Real, Miguel Esteves, disse à Lusa que a autarquia vai avançar, numa primeira, fase com a construção da ciclovia entre a estação e Abambres, um trajecto que terá 3,3 quilómetros.

Mais tarde, segundo o responsável, será prolongada até ao limite com o concelho de Vila Pouca de Aguiar.

PUB

Últimas