Já fez LIKE no TVI Notícias?

Myanmar: morreu primeiro-ministro Soe Win

Era um dos representantes da linha mais dura do regime militar no poder

O primeiro-ministro birmanês, Soe Win, um dos representantes da linha mais dura do regime militar no poder, morreu hoje de doença prolongada, anunciaram os órgãos de informação oficiais.

«O primeiro-ministro, o general Soe Win, morreu esta noite» (hora local, mais cinco que em Lisboa) no hospital militar de Mingaladon, nos arredores de Rangum, noticiou a rádio oficial.

PUB

Primeiro-ministro desde Outubro de 2004, Soe Win, 59 anos, regressou a 01 de Outubro à Myanmar depois de um longo internamento hospitalar em Singapura devido, segundo a família, a uma leucemia.

Segunda figura na hierarquia da Junta Militar, Soe Win foi apontado como responsável máximo pelo ataque perpetrado em 2003, em Depayin, contra a líder da oposição democrática e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi e pela sua prisão.

As circunstâncias exactas desse ataque continuam por esclarecer, mas segundo diplomatas, críticos do governo e organizações internacionais, várias dezenas de apoiantes da Liga Nacional para a Democracia (LND) foram mortos quando uma multidão de apoiantes do governo emboscou a caravana militar que transportava Suu Kyi.

O tenente-general Thein Sein, um fiel apoiante do líder da Junta Militar (general Than Shwe) que exercia interinamente as funções de primeiro-ministro desde Maio, deverá suceder no cargo a Soe Win.

PUB

Últimas