Já fez LIKE no TVI Notícias?

Media Capital foi único grupo de media cotado com lucros

Relacionados

Dona da TVI foi a única a apresentar lucro em 2008

Os três grupos de media cotados em Bolsa - Impresa, Media Capital e Cofina - agravaram no ano passado os seus resultados líquidos, tendo a dona da TVI sido a única a apresentar lucro, segundo as contas das empresas, escreve a Lusa.

De acordo com a Media Capital, a empresa fechou o ano 2008 com um lucro de 19,8 milhões de euros, apesar de uma queda de 34 por cento nos seus resultados líquidos, devido a perdas das contribuições da área dos outdoors, vendida no ano passado.

PUB

Media Capital vai entregar dividendo bruto de 23 cêntimos

Já a dona da SIC, a Impresa, registou um prejuízo de 26,9 milhões de euros, agravando o resultado de 2007 em 18,1 por cento, graças aos custos da reestruturação que levou a cabo durante o ano - e que implicou a saída de mais de 120 trabalhadores - e aos de imparidade que, em conjunto, ascenderam a cerca de 37 milhões de euros.

O pior resultado líquido foi, no entanto, apresentado pela Cofina que registou um prejuízo de 73 milhões de euros, devido ao impacto da sua participação na Zon Multimédia que quase chegou aos 80 milhões de euros.

Apesar disto, em termos operacionais, só a Impresa teve prejuízos.

Impresa passa de lucro a prejuízos de quase 27 milhões

Cofina regista prejuízos de 73 milhões de euros

PUB

O negócio dos grupos de media correu de forma positiva quer à Cofina quer à Media Capital, embora sem grandes «saltos» relativamente ao ano anterior.

Com os maiores custos operacionais - 253,7 milhões de euros, que incluem 11,6 milhões gastos com a reestruturação -, a Impresa apresentou prejuízos com as operações desenvolvidas, com um resultado negativo de 4,9 milhões de euros.

Em queda esteve também a Cofina que obteve um valor ligeiramente inferior ao do ano anterior, mas que conseguiu lucros de 16,7 milhões de euros.

Os melhores resultados operacionais foram obtidos pela Media Capital que conseguiu um lucro de 38,5 milhões de euros, mais 12 por cento do que em 2007.

A Media Capital foi também o grupo que arrecadou maiores receitas, alcançando os 287,3 milhões de euros, o que representa mais 29 por cento do que no ano anterior.

Um valor um pouco abaixo - 273 milhões de euros - foi apresentado pela Impresa, que ficou muito à frente dos 144 milhões que a Cofina conseguiu, já que é o único dos três grupos que não detém uma estação de televisão.

Por isso mesmo, foi também a que teve menores custos (123 milhões de euros, embora os seus gastos tenham aumentado 8,4 por cento no ano passado.

Já as Impresa e Media Capital registaram custos de 234,6 milhões no caso da dona da TVI e de 253,7 milhões de euros (mais 33 por cento) no caso da Impresa.

PUB

Relacionados

Últimas