Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fogo florestal de Nisa quase circunscrito

Bombeiros combatem «pequena frente». Incêndio lavra desde as 14 horas

O incêndio florestal de grandes proporções que está a lavrar desde as 14:06 em Nisa, Portalegre, está quase circunscrito, estando apenas por dominar «uma pequena frente», disse à Lusa o segundo comandante distrital de Operações de Socorro.

Rui Conchinha adiantou à Lusa que, cerca das 22:15, estava activa uma pequena frente de incêndio, mas numa área de sensível acesso, ao Sul da vila, entre Nisa e Alpalhão.

PUB

O mesmo responsável disse que está a reagrupar e a posicionar os mais de 150 bombeiros que estão a combater este incêndio, por forma a conseguir dominar esta frente e dar o incêndio como circunscrito.

Rui Conchinha explicou que, em termos de perímetro de incêndio, 50 por cento está dominado, 30 por cento em rescaldo e apenas 20 por cento não circunscrito - respeitante à «pequena frente» que está a ser combatida.

O mesmo comandante garantiu que não há habitações em perigo na vila de Nisa e que todas as frentes de fogo se circunscreveram ao perímetro urbano, andando relativamente perto de algumas casas, mas tendo consumido apenas «dois ou três palheiros».

O combate ao fogo, que ocorre na zona de Monte Claro, concelho de Nisa, conta com um total de 178 bombeiros, auxiliados por 51 viaturas, duas máquinas de rasto e 15 tractores.

A combater este incêndio de grandes proporções estiveram também, segundo o site da Protecção Civil, três helicópteros, dois aerotanques ligeiros, quatro aerotanques pesados - dois Canadair e dois Beriev.

PUB

O governador civil de Portalegre, o vice-presidente da Câmara de Nisa e um técnico florestal têm estado a a acompanhar as operações.

Entretanto, dois bombeiros foram assistidos no Centro de Saúde local devido ao calor e intoxicação pelo fumo, mas já regressaram ao terreno.

Aveiro

Além deste incêndio, o que ainda mobiliza mais meios, segundo o site da Protecção Civil, continuam por circunscrever dois outros fogos, um no concelho de Mértola, distrito de Beja, e outro no concelho de Arouca, distrito de Aveiro.

Mértola

O fogo de Mértola deflagrou às 17:37 na localidade de Mesquita e mobiliza 109 bombeiros e 30 veículos, enquanto o de Arouca deflagrou em Serabigões às 17:40 e é combatido por 158 bombeiros e 43 veículos.

Uma brigada do Instituto de Conservação da Naturezao comandante e o segundo comandante distrital de operações de socorro estão no terreno em Mértola, onde foram accionados os Grupos de Reforço Incendios Florestais de Faro, Setúbal e da Coluna Nacional de Incêndios Florestais.

Arouca

Em Arouca foi accionada uma Equipa de Fogos Tácticos de Supressão e no terreno encontram-se cinco Brigadas da Afocelca, três brigadas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), o segundo comandante distrital e o presidente da Câmara de Arouca.

PUB

Últimas