Já fez LIKE no TVI Notícias?

Caçador mata filho por acidente

Pai tropeçou e caçadeira disparou. Jovem de 20 anos atingido nas costas

Um caçador matou esta sexta-feira acidentalmente o filho, de 20 anos, durante uma caçada ao coelho, no Monte de S. Pedro Fins, em Amares, adianta o Diário de Notícias. O tio da vítima que assistiu à tragédia ainda não se refez. Nem queria acreditar quando «o irmão, que trazia a arma às costas, tropeçou e caiu, e, ao tentar segurar-se, a caçadeira disparou e atingiu o filho nas costas».

Delfim Cunha ainda ouviu o sobrinho Joel dizer que não conseguia respirar. Acabou por não resistir. Nada fazia prever a tragédia que abalou ontem familiares e amigos da vítima, no primeiro dia oficial da abertura da caça ao coelho.

PUB

O tio da vítima, ainda emocionado, contou ao DN que foi caçar coelhos com o irmão, o sobrinho - a vítima mortal - e mais dois amigos. O grupo estacionou o carro no cimo do Monte de S. Fins, na freguesia de Portela, e, por volta das 08.00, começou a descer por um caminho muito íngreme.

Delfim Cunha explicou que os cinco caçadores desciam em fila o caminho, quando, por cerca das 09h20, o irmão alvejou «acidentalmente» o sobrinho com a caçadeira que trazia às costas. Delfim diz que ouviu «os ruídos» do irmão a tropeçar no valado e o tiro da caçadeira». Depois, só viu o «sobrinho a cair e o pai a atirar-se para cima dele, porque ele ia pela ribanceira abaixo».

Ainda abalado com o sucedido, o tio da vítima conta que o irmão abraçou o jovem estatelado no chão e só dizia: «matei o meu filho». Delfim telefonou imediatamente para o 112. «Só tentava acalmar o irmão que estava em estado de choque», afirmou.

Antes de morrer, o sobrinho ainda «disse ao pai que não conseguia respirar». Mas, afirma, desanimado, «pouco depois já estava morto». A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de S. Marcos, em Braga, ainda o tentou reanimar. Mas o acesso íngreme ao local dificultou a assistência à vítima pela equipa da VMER e dos Bombeiros de Amares, assim como o resgate do corpo.

PUB

Últimas