Já fez LIKE no TVI Notícias?

Anorexia: morte de manequim «deve ser exemplo»

Mãe de Ana Carolina lança um apelo: «Cuidem dos vossos filhos e abram os olhos para não os perderem»

A família de uma modelo brasileira, que morreu vítima de anorexia, espera que o seu caso sirva de exemplo para outros jovens, enquanto que a agência que a representava garante que se preocupa com a saúde dos manequins.

Ana Carolina Reston Macan, de 21 anos, pesava apenas 40 quilos e morreu, na passada terça-feira, com uma infecção generalizada depois de ter passado 22 dias internada num hospital de São Paulo.

PUB

O caso da jovem, que sofria de anorexia nervosa, reavivou o debate sobre o emagrecimento exagerado de algumas modelos e um ideal de beleza que pode conduzir a desordens alimentares, especialmente em adolescentes.

«Por amor de Deus, cuidem dos vossos filhos e abram os olhos para não os perderem», declarou a mãe da modelo, Miriam Reston, à estação de televisão brasileira Globo. A mãe da jovem confessou que temia que a sua filha se irritasse com ela, se a obrigasse a comer, e assegurou que Ana Carolina era «tudo o que tinha na vida».

A família da modelo tentou que a jovem aceitasse ajuda médica mas ela não admitia estar doente, segundo uma prima.

A agência que representava a manequim garante que os seus princípios se baseiam em manter a boa saúde dos seus profissionais e lamentou o sucedido. Referiu ainda que nunca deixou de prestar ajuda à modelo.

De acordo com estudos efectuados pela Universidade de São Paulo, a anorexia é um problema das jovens em geral e não específico das modelos. «Desde 1997 que realizamos estudos com as modelos adolescentes (até aos 19 anos) e até agora não temos dados que nos permitam dizer que a anorexia é um problema típico destas jovens», afirmou Alexandra Magna Rodrigues, especialista em Nutrição e coordenadora do projecto Saúde Modelo, da Universidade de São Paulo.

PUB

Últimas