A Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE) apresentou mais quatro candidaturas a financiamentos comunitários.
De acordo com o administrador da empresa responsável pelo projecto português de alta velocidade ferroviária, Carlos Fernandes, estas «candidaturas que foram apresentadas no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) compreendem estudos que a RAVE está a desenvolver».
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São projectos para o concurso relativo à sinalização da rede portuguesa de alta velocidade e parte do financiamento dos projectos de execução dos troços que já estão em concurso (Poceirão-Caia e Lisboa-Poceirão), disse o mesmo responsável citado pela agência Lusa.
Os resultados destas candidaturas deverão ser conhecidos «nos próximo dias», sublinhou ainda o administrador da RAVE, escusando-se, contudo, a referir o montante apresentado.
Concurso para ampliação da Gare do Oriente em 2010
Já o concurso para a ampliação e adaptação da Gare do Oriente à alta velocidade ferroviária deverá ser lançado no primeiro semestre do próximo ano, frisou ainda Carlos Fernandes, que acrescentou que a RAVE já recebeu o projecto de execução final para a ampliação da estação, que é responsabilidade do arquitecto Santiago Calatrava.
«Estaremos em condições de, no início de 2010, lançar o concurso», atirou.
Portugal e Espanha deverão adiar Porto-Vigo para 2015
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Para já, o que se espera é que o Governos português e espanhol «ajustem» os calendários e a abertura da linha de alta velocidade Porto-Vigo que deverá acontecer em 2015, dois anos depois do previsto, disse ainda em entrevista à Lusa o administrador da empresa portuguesa responsável pelo projecto.
Já no final de Novembro, o ministro do Fomento espanhol, José Blanco López, tinha avançado que a linha Porto-Vigo não estaria concluída antes de 2015.
Na altura, o ministro das Obras Públicas português, António Mendonça, explicou apenas que o Governo estava a trabalhar de acordo com o calendário definido, ou seja, 2013.
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