Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses gostam de comprar carros «com estilo» e seguros (fotos)

Relacionados

Os portugueses procuram cada vez mais um automóvel que corresponda à sua personalidade e ao seu estilo de vida. No entanto, não se aventuram muito¿

A principal preocupação é o estilo do veículo, mas a verdade é que quem compra um carro novo têm ainda em atenção outros critérios. A segurança, é um dos exemplos, que ganha cada vez mais prioridade em relação ao critério conforto, norma de eleição da maioria dos bens de consumo, revela um estudo da Cetelem.

Além disso os portugueses são muito sensíveis ao preço de manutenção, ao custo de utilização e valorizam particularmente o facto de a viatura não lhes dar problemas.

PUB

Maioria prefere carros razoáveis

Mas há mais. Para os portugueses, as viaturas classificam-se em quatro categorias, de acordo com a atitude demonstrada no momento de compra e no uso que se faz do carro.

O Carro razoável: Neste universo procuram-se garantias da capacidade da viatura e cobrir os inconvenientes ligados à sua natureza. A expressão da qualidade declina-se em noções de segurança, fiabilidade e economia (utilização e manutenção) e respeito pelo ambiente. Em relação às performances, como são limitadas em termos de velocidade o interesse por este critério é reduzido. Representa as opiniões de 89% dos portugueses.

O Carro paixão: Entende-se aqui uma paixão-hobby. A condução é um prazer em si e, quando não estamos a conduzir, estamos à procura de informações nas revistas especializadas sobre o mercado do automóvel e nas suas evoluções. Este tipo de atitudes reúne uma boa fatia da população portuguesa (68%). O papel das marcas aqui é fundamental. O carro paixão posiciona-se como uma questão emocional, antes de ser um critério racional.

PUB

O Carro artigo de moda: Para compreender esta dimensão, basta comparar o carro com uma peça de vestuário. A sua estética é muito importante e gostamos que suscite a atenção dos outros. É escolhido em função da sua capacidade de reflectir a personalidade e o modo de vida de quem o conduz. Desencadeia um amor à primeira vista, mas acaba por cansar depressa, de tal modo que dá vontade em comprar um novo modelo. Este conceito reúne a concordância de 49% da população entrevistada.

O Carro utilitário: Neste caso, o carro é apenas visto como um meio de transporte que os compradores desejam na maioria dos casos adquirir a um preço baixo. Trata-se sobretudo de realizar uma economia na compra, na utilização e na manutenção, à semelhança do que acontece no carro razoável. Este tipo de viatura apresenta qualidades inferiores à média do mercado, mas é vendido a um preço sem comparação. Em média, cerca de 41% dos portugueses aderem a este tipo de atitude quando se trata de comprar um carro.

Clique em Imagem para ver as fotos

PUB

Relacionados

Últimas