O modelo foi apresentado pela primeira vez esta semana em Paris e deverá atrair os clientes que procuram um design mais dinâmico do que o oferecido pelos veículos tradicionais do segmento C, mas que não se sentem atraídos pela natureza ampla e agressiva dos SUV compactos.
O Qashqai é apresentado como um crossover (veículo cruzado) pois insere-se na categoria de automóveis de passageiros com atributos que se equiparam aos de um veículo 4x4. Em termos de design, a metade superior do Qashqai remete para o dinamismo de um automóvel de passageiros, com uma forma elegante e dinâmica que exibe uma distinta linha de «ombros» erguida na retaguarda, um elemento de design semelhante ao do Nissan Murano, explica a marca.
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A parte inferior do veículo sugere os atributos de força e solidez típicos de um SUV, graças aos arcos das rodas amplos e pronunciados, à altura mínima ao chão ligeiramente subida e à postura altiva do veículo.
«O interior foi desenhado para proporcionar ao condutor uma sensação centrada no cockpit, com uma clara separação entre o condutor e o passageiro. Os instrumentos embutidos dão um toque desportivo ao ambiente do condutor, uma sensação reforçada pela consola central elevada. Porém, os ambientes dianteiro e dos passageiros foram concebidos para serem arejados, espaçosos e relaxantes», acrescentam.
Em termos de dimensões, o Qashqai situa-se entre os hatchbacks do segmento C e os SUVs. Tem uma distância entre eixos de 2.630 mm, 1.610 mm de altura, 1.780 mm de largura e 4.310 mm de comprimento. É cerca de 100 mm mais longo do que um hatchback normal, mas 150 mm mais curto do que um SUV convencional. De igual modo, é 100 a 150 mm mais alto do que os hatchbacks concorrentes, mas até 130 mm mais baixo do que um SUV.
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motorização com duas versões diesel e duas de gasolina
O Qashqai terá quatro opções de motorização disponíveis, duas diesel e duas a gasolina. O motor a gasolina 1.6 debita 115 cv de potência e 160 Nm de binário, enquanto o motor 2.0 debita 140 cv e 200 Nm. Os motores diesel (1.5 e 2.0) desenvolvem 106 e 150 cv e 240 e 320 Nm de binário, respectivamente.
Há várias opções de caixa de velocidades disponíveis, de acordo com a opção de motorização. Estas incluem uma caixa manual de cinco e seis velocidades, uma nova caixa automática e a opcional Transmissão de Variação Contínua (CVT) com modo manual sequencial.
Ambos os motores de 2.0 litros podem ser especificados com o avançado sistema ALL-MODE 4x4 da Nissan, que garante maior segurança e estabilidade em condições difíceis.
Marca prevê vender 100 mil unidades por ano na Europa
A Nissan espera vender, em média, mais de 100.000 unidades por ano em toda a Europa, sendo 80% destas vendas representados por novos clientes da Nissan que, antes do Qashqai, conduziam veículos de luxo do segmento C, um 4x4 compacto ou um veículo do segmento D.
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