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TGV vai custar 600 milhões de euros

Governo compra carruagens para que comboio fique pronta a tempo

As carruagens para as linhas de alta velocidade vão custar 600 milhões de euros e serão repartidas por 22 comboios cujas velocidades podem atingir os 350 quilómetros por hora, noticia o Diário Económico.

O Governo irá adquirir o material, que depois alugará em regime de leasing a operadores no mercado de passageiros. O concurso para operador ferroviário só deverá acontecer em 2010. O modelo de funcionamento explica-se, no que respeita a compra de comboios, com o facto de não ser economicamente viável para o operador ter a seu cargo a exploração e a amortização do material circulante. Os comboios TGV deverão estar equipados com áreas de negócios, Internet, sistemas de audiovisual e até lojas.

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UE permite vários operadores de passageiros em 2010

O mercado de transporte ferroviário de passageiros deverá estar totalmente liberalizado em 2010, permitindo vários operadores na exploração das linhas. O processo, que partiu da União Europeia, é semelhante ao da liberalização do transporte de mercadorias, que entrou em vigor em 2007 e para o qual já existem três operadores, um deles, a CP.

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