Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rendas vão aumentar até 3,75%

Relacionados

As rendas vão aumentar em Lisboa e no Porto entre os 3,75 e os 2,5 por cento.

Nos restantes municípios do País o aumento foi fixado nos 2,5%, de acordo com uma portaria publicada esta quarta-feira em Diário da República e que entra em vigor no próximo ano.

Segundo o «Correio da Manhã», as rendas mais antigas são, à semelhança dos anos anteriores, as que vão sofrer maiores aumentos, ou seja, os 4% definidos pela aplicação dos factores de correcção extraordinária que serão aplicados a partir de Janeiro de 2008.

PUB

Nestes casos, uma renda de 100 euros, por exemplo, sobe para os 103,75, dada a aplicação de um factor de correcção de 1,0375.

As rendas a partir de 1979 aumentam no próximo ano 2,5%, tal como para todos os contratos em vigor em todos os municípios do País, à excepção de Lisboa e Porto.

Este valor de 2,5% corresponde à taxa de variação média anual do Índice de Preços no Consumidor apurada no mês de Agosto do ano anterior pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ou seja, «aumenta com base na inflação realizada», explicou ao «Correio da Manhã» um dos elementos da direcção da Associação dos Inquilinos Lisbonenses.

«O aumento dos bens e dos serviços é feito com base na inflação realizada enquanto os salários aumentam tendo em conta a inflação esperada (sempre mais baixa)», sublinhou António Machado, comentando assim os aumentos anunciados pelo Governo.

PUB

Relacionados

Últimas