Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Mais concertação política»

Relacionados

Cavaco Silva propõe a Lula da Silva programa de formação diplomática

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, propôs na sexta-feira ao seu homólogo brasileiro um aprofundamento da concertação política entre Portugal e o Brasil a nível internacional e um programa de formação diplomática entre os dois países.

«É preciso aprofundar a nossa concertação política e projectá-la de forma mais determinada na cena internacional, sempre que os nossos interesses comuns o justifiquem», afirmou Cavaco Silva, tendo a seu lado o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se reuniu na sexta-feira.

PUB

Cavaco Silva discursava na cerimónia de inauguração da exposição «Um Novo Mundo, Um Novo Império ¿ A Corte Portuguesa no Brasil», patente até 8 de Junho no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Exposição patrocinada pela Gulbenkian

A exposição, patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian, integra as comemorações dos 200 anos da chegada de D. João VI e da Corte portuguesa ao Brasil, a que Cavaco Silva se associou a convite de Lula da Silva.

O Presidente português salientou que no mundo actual, o que une os dois países «possui um valor estratégico» e exige que Portugal e o Brasil sejam «ambiciosos quanto ao futuro».

Cavaco Silva reconheceu a existência de progressos no relacionamento entre Portugal e Brasil, mas considerou que os dois países estão «muito longe ainda daquilo que seria legítimo esperar».

Aproximar

«É preciso favorecer tudo quanto possa contribuir para nos aproximar: o intercâmbio cultural, artístico e académico, a cooperação científica e tecnológica, as trocas comerciais, os fluxos turísticos e de investimento, os contactos entre as organizações em que se estruturam as nossas sociedades civis», enumerou.

PUB

Cavaco Silva propôs a Lula da Silva uma «cooperação mais estreita» entre as respectivas instituições de formação diplomática, o Instituto Rio Branco do Brasil e o Instituto Diplomático de Portugal.

Nesse sentido, sugeriu que diplomatas portugueses permaneçam durante «períodos alargados» no Itamaraty e diplomatas brasileiros no Palácio das Necessidades, referindo-se às sedes das diplomacias do Brasil e de Portugal, respectivamente.

«Aquém daquilo a que a História obriga»

«Portugal pode tranquilamente ser uma porta importante para a relação do Brasil com o resto da Europa», disse Lula da Silva, salientando ainda que há muitas empresas portuguesas no Brasil e «empresas brasileiras vêm assumindo posições estratégicas na economia portuguesa».

Lula da Silva referiu igualmente ser necessário «cuidar dos países de língua portuguesa» para que haja cada vez mais falantes de português no mundo, salientando, a propósito, que «Portugal e Brasil são sócios no envio de professores portugueses para Timor-Leste».

PUB

Relacionados

Últimas