Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE: Durão quer reformas na segurança social

E afirmou que Portugal «tem vindo a dar passos corajosos» nesse sentido

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, defendeu este sábado a reforma dos sistemas de segurança social nos países da União Europeia (UE) e afirmou que Portugal «tem vindo a dar passos corajosos» nesse sentido, escreve a Lusa.

Durão Barroso foi um dos convidados da sessão de encerramento da conferência «Compromisso Cívico para a Inclusão», em Santarém, em que foi feito um primeiro balanço do Roteiro para Inclusão, lançado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, há um ano.

PUB

O ex-primeiro-ministro português afirmou que os governos dos 27 estão a tomar medidas para reforma dos sistemas de protecção social, como aconteceu com Portugal.

«É indispensável que se garanta a sustentabilidade do sistema de protecção social», afirmou Durão, advertindo ser necessário que os cidadãos tenham a consciência de que é preciso contribuir mais, ainda que isso não seja popular.

«Se vivemos mais tempo, temos que trabalhar mais», afirmou.

Durão Barroso disse que a Comissão Europeia, a que preside, deu «primeiríssima prioridade» à «dimensão social» da Europa, incluindo a «criação de emprego e qualificação».

«Confiante e razoavelmente optimista» com o crescimento económico na UE, Durão espera também, para os próximos tempos, uma redução do desemprego.

O presidente da Comissão fez a defesa do modelo social europeu, que conjuga o crescimento económico com responsabilidade social, e admitiu que Portugal tem «problemas graves» na educação e qualificação.

PUB

Últimas