Já fez LIKE no TVI Notícias?

Relação com Presidente sofreu «alteração política»

Relacionados

Depois do veto à lei do divórcio e da polémica em torno do Estatuto dos Açores, diz Alberto Martins

Depois do veto do Presidente da República, Cavaco Silva, ao diploma da lei do divórcio e da polémica em torno do Estatuto dos Açores, Alberto Martins, líder parlamentar do PS reconhece que a relação do Governo com o Presidente sofreu uma alteração. Em entrevista ao programa «Diga Lá Excelência» da Rádio Renascença e do jornal Público, Alberto Martind afirmou que «em termos institucionais, não sofreu alteração. Em termos de divergência política, sim. É evidente. O Presidente da República mostrou a sua divergência em relação a dois diplomas particularmente importantes».

Em relação ao Estatuto dos Açores, o socialista considera que o diploma segue o que está escrito na Constituição. «O Presidente da República promoveu a apreciação da constitucionalidade e nós acolhemos todas as decisões do Tribunal Constitucional. Toda a matéria de divergência pública sobre os poderes presidenciais, audições obrigatórias para certos actos, foi ponderada: uma caiu por inconstitucionalidade, outra, relativa ao representante da República, tomámos a iniciativa de a retirar. Resta a questão das audições para dissolução da assembleia legislativa e aí limitamo-nos a especificar o que diz a Constituição».

PUB

«Em termos das preocupações do Presidente, procuramos ir ao seu encontro. Há uma matéria complexa, discutida entre constitucionalistas, mas nós pensamos que são mesmo estes os poderes do Presidente», adiantou.

PUB

Relacionados

Últimas