Já fez LIKE no TVI Notícias?

Conheça os reis da pirataria

Não há feira ou festa popular sem uma banca de cd e dvd. Há filmes e cantores que são sempre sucessos garantidos. Outros passaram de moda. PDiário foi saber quem lidera as tabelas no mercado das cópias

«Olha o cd da Floribella», «Código Da Vinci, cinco euros». Estes pregões já fazem parte de qualquer feira, mercado ou festa popular em Portugal. São cd e dvd pirateados, com capas copiadas da internet e gravações muitas vezes de má qualidade, mas já se tornaram num grande negócio para os vendedores. Saiba quais os filmes e os grupos que fazem mais sucesso no mundo da pirataria.

Ainda o filme não tinha estreado em Portugal e já era possível comprar um dvd pirata do «Código Da Vinci». Foram muitos os que o fizeram, mas acabaram por ter uma desilusão, já que a gravação continha apenas o trailler.

PUB

«É um dos riscos que as pessoas correm, mas há quem considere que vale a pena arriscar, dado o preço que pagaram», disse ao PortugalDiário o director de Serviços da Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), Ricardo Hipólito.

A IGAC é a entidade responsável pela apreensão deste tipo de material e, por isso, conhece bem este mercado. O responsável contou ao PortugalDiário que os blockbusters de Hollywood e os grandes sucessos nacionais são os mais procurados.

Outro dos filmes sensação foi «Borat». A saga do repórter do Cazaquistão foi o título mais encontrado numa grande apreensão realizada numa feira em Braga, a apenas alguns dias da estreia em Portugal.

Sequelas como as aventuras de 007, Harry Potter e Guerra das Estrelas também são muito pirateados.

«O Crime do Padre Amaro» e a «Conversa de Treta» foram os êxitos da produção nacional mais vendidos, mas nenhum supera o sucesso dos dvd da «Floribella», explicou o responsável.

Segundo Ricardo Hipólito, os dvd pirateados ultrapassam os cd, «mas o número de filmes à venda está a diminuir». «As pessoas estão saturadas da má qualidade das gravações e de serem enganados com dvd vazios. «Já o mercado do cd tem potencialidades», explicou.

PUB

Toni Carreira é dinheiro em caixa

No mundo da música pirateada os mais procurados também são os grandes sucessos do momento e as compilações, explicou o responsável. Mas o local da venda determina o tipo de público e, consequentemente, o título que procura.

Nas festas populares, Toni Carreira é rei. Ao contrário do inventor da música pimba, o cantor Emanuel, que saiu de moda, o mais famoso emigrante português é sucesso garantido há já vários anos.

Este ano, o grande sucesso também foi português e não havia vendedor que não apregoasse o cd da Floribella.

Cantores e grupos de renome como Roberto Carlos, Amália Rodrigues e Madredeus também são um investimento seguro para quem faz da pirataria profissão.

Música africana também é um sucesso, mas só nas festas e feiras da Grande Lisboa e Linha de Sintra e nos vendedores ambulantes que ao domingo se juntam na Praça da Figueira, em Lisboa.

As operações para apreender material copiado são cada vez mais frequentes, mas isso não parece ser um factor dissuasor para os vendedores. Quando os inspectores aparecem, a maioria foge e deixa os cd e dvd. «O custo dos produtos é muito baixo. Mais vale perder a mercadoria do que ser apanhado. É assim que eles pensam», explicou o director de Serviços da IGAC.

Os que realmente são apanhados acabam por não ter muitas contrariedades, já que raramente alguém é condenado por pirataria em Portugal, adiantou.

Além disso, como explica o responsável, os vendedores também contam com a conivência da população em geral. «A pirataria não é censurada pelos consumidores. Não vêem o outro lado, não pensam que há alguém que está a ser prejudicado».

PUB

Últimas