Já fez LIKE no TVI Notícias?

Orçamento: CDS sugere medidas que poupam mais de mil milhões

Relacionados

Propostas custam menos de 700 milhões de euros

[ACTUALIZADA]

As propostas que o CDS está a negociar com o Governo para aprovar o Orçamento do Estado para 2010 custam menos de 700 milhões de euros, mas os democratas-cristãos têm sugestões de poupança no valor de mais de mil milhões.

PUB

«Tudo somado, as nossas propostas custam menos de 700 milhões de euros, mas temos sugestões de medidas que podem ser tomadas que ultrapassam os mil milhões de euros», disse a deputada Assunção Cristas citada pela Lusa.

«Um aumento da fiscalização no Rendimento Social de Inserção pode poupar 100 milhões de euros, a que se juntam mais 700 milhões pela introdução de portagens nas SCUT», acrescentou a parlamentar democrata-cristã.

Além destas «sugestões de poupança», o CDS avança também com a introdução da venda de medicamentos por unidose, que pode poupar «cerca de 80 milhões de euros» e ainda uma redução do recurso às consultoras pelos ministérios, no valor de 200 milhões de euros.

Os populares apresentam também, para além das medidas de contenção da despesa, que seriam potenciadas pelo recurso à realização de cirurgias na área social das misericórdias, outras sugestões que aumentam a despesa, mas que são compensadas pelas poupanças noutras áreas.

Entre as propostas que o CDS gostaria de ver aprovadas contam-se o reforço da «contratação de 400 agentes para além do concurso ordinário, que contempla a entrada de mil novos agentes, e que custaria 13 milhões de euros».

PUB

Relacionados

Últimas