Já fez LIKE no TVI Notícias?

Angola: Unicer inicia construção de fábrica

Relacionados

Angola: Unicer inicia construção fábrica no 1º semestre de 2009, investimento de 100 ME

A fábrica de cervejas da Unicer em Angola vai iniciar a construção no primeiro semestre deste ano, num investimento de 100 milhões de euros, começando a produzir em 2011, afirmou esta quinta-feira o presidente executivo do grupo português.

«O investimento para a construção da fábrica da Unicer em Luanda já foi aprovado, aguardando-se agora pelo parecer da Agência Nacional para o Investimento Privado [órgão do Estado para facilitar, desburocratizar e estimular o investimento privado em Angola] sobre alguns aspectos específicos do projecto, mas a construção vai iniciar-se no primeiro semestre de 2009», disse António Pires de Lima em conferência de imprensa em Lisboa.

PUB

O gestor falava acerca da estratégia internacional da Unicer, que Pires de Lima reclama ser líder do mercado das cervejas em Portugal, e sobre a estratégia do grupo para manter a liderança no mercado português, «sem comprometer a rentabilidade».

«Estamos a defrontar-nos com um concorrente que é uma multinacional [o grupo holandês Heineken], que tem podido dar-se ao luxo, de forma agressiva, em comprar quota [de mercado] sem se preocupar com a rentabilidade operacional», realçou Pires de Lima, numa alusão à Central de Cervejas.

Pires de Lima disse que a Unicer é líder do mercado das cervejas, com 51,3 por cento de quota em 2008, contra 52,3 por cento em 2007, tendo crescido em todas as marcas que comercializa com a aposta numa estratégia multimarca desde há vários anos.

A Central de Cervejas, concorrente directo da empresa liderada por Pires de Lima, aumentou em 2008 a quota de mercado em 1,3 pontos percentuais, para 45,4 por cento, «muito aquém da Unicer», salientou o gestor.

PUB

Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau

Ao nível da internacionalização, afirmou, a Unicer privilegia os países que falam português (Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau), numa lógica em que «a liderança só faz sentido procurando garantir a sustentabilidade e aumentar a rentabilidade».

«Angola é de longe o mercado mais importante», disse o presidente executivo da Unicer, destacando que a capacidade plena da fábrica em Luanda é de 200 milhões de litros de cerveja, que será atingida em pleno em 2013/2014.

A Unicer é em Angola a segunda empresa com maior quota de mercado - 20 por cento - pretendendo alcançar os 30 por cento com o impulso dado pela fábrica de Luanda.

Numa primeira fase a fábrica produzirá 120 milhões de litros de cerveja, valendo actualmente o mercado angolano 60 por cento das exportações da Unicer.

A empresa, que empregará 150 trabalhadores directos na unidade fabril a 50 quilómetros de Luanda, aguarda apenas pela certificação ambiental, o que deverá avançar «rapidamente».

PUB

Relacionados

Últimas