Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cobras para prever terramotos

Cientistas chineses dizem que répteis pressentem sismo cinco dias antes

Os sismólogos investigam há décadas métodos para conseguir prever a ocorrência de tremores de terra. O avanço da tecnologia tem ajudado, mas, na China, alguns cientistas dizem ter encontrado a melhor resposta no mundo animal, através da observação do comportamento de cobras.

Em Nanning, na província de Guangxi, os investigadores montaram um sistema de observação deste répteis, com câmaras ligadas à Internet, que funcionam 24 por dia.

PUB

«De todos as criaturas da terra, as cobras são talvez as mais sensíveis a terramotos», afirmou Jiang Weisong, director do observatório de terramotos de Nanning, ao jornal chinês China Daily. E explicou: «Quando um sismo está prestes a acontecer, as cobras saem dos seus ninhos, mesmo no Inverno. Se o terramoto for grande elas até se atiram contra muros, na tentativa de fugir».

«Ao instalar câmeras nos ninhos de cobras, melhorámos a nossa capacidade de prever terramotos. O sistema pode ser alargado a outras partes do país para que as nossas previsões sejam mais precisas», frisou.

Segundo os cientistas, estes répteis conseguem pressentir um sismo a cerca de 100 quilómetros de distância, cinco dias antes dele acontecer.

PUB

Últimas