Já fez LIKE no TVI Notícias?

320 milhões de chineses bebem água contaminada

Situação coloca em causa a saúde pública. 70 por cento dos rios estão poluídos

Um quarto da população chinesa, de 1,3 mil milhões, bebe água sem tratamento que poderá estar na origem de doenças e problemas de saúde pública, refere esta quarta-feira a imprensa estatal chinesa, citando estudos de uma organização não-governamental de ambiente, noticia a Lusa.

Segundo o Livro Verde do Meio Ambiente, publicado pela organização não-governamental Amigos da Natureza, com sede em Pequim, pelo menos 320 milhões de chineses, principalmente em áreas rurais, bebem água não tratada que pode prejudicar a sua saúde, refere a agência noticiosa oficial chinesa Nova China.

PUB

O mesmo estudo indica que 34 por cento dos 800 milhões de residentes rurais chineses beberam água sem tratamento em 2006.

Metade da população consome água com detritos animais

«Aproximadamente 70 por cento dos rios chineses estão poluídos e 96 por cento das localidades rurais não possuem sistemas de esgoto adequados, e estes dois factores são uma enorme ameaça à saúde da população rural», disse Yang Dongping, vice-presidente da Amigos da Natureza e editor do Livro Verde do Meio Ambiente, citado pela Nova China.

Estudos oficiais anteriores concluíram que cerca de metade da população chinesa, 600 milhões de pessoas, consome água contaminada por detritos animais ou humanos, enquanto 70 por cento da água nos sete maiores sistemas ribeirinhos do país é imprópria para contacto humano.

Em 2005, as reservas de água na China eram de apenas 2.200 metros cúbicos por pessoa, menos de um terço da média mundial e um quarto da média dos Estados Unidos da América, e pelo menos 500 milhões de pessoas tem acesso a menos água do que a população da Somália, segundo Vaclav Smil, professor na Universidade de Manitoba, no Canadá.

PUB

Últimas