Já fez LIKE no TVI Notícias?

Faial Filmes Fest homenageia António de Macedo

Relacionados

Festival de Cinema dos Açores decorre de 30 de Outubro a 5 de Novembro

O Festival de Cinema dos Açores, que decorre entre 30 de Outubro e 5 de Novembro na cidade da Horta, no Faial, vai homenagear este ano o realizador António de Macedo, tido como um dos cineastas mais activos do denominado cinema novo português.

«Infelizmente, é um cineasta marginalizado e desconhecido por muitos. Esta homenagem será uma oportunidade para lhe fazermos o devido reconhecimento público e dar a conhecer a sua vasta obra», afirmou Luís Pereira, director do festival, em declarações à agência Lusa.

PUB

António de Macedo, que realizou 11 longas-metragens e dezenas de curtas-metragens, além de vários trabalhos para televisão, abandonou o cinema no final dos anos 1990 por se sentir marginalizado, passando a dedicar-se apenas à escrita.

O seu último filme de longa duração, intitulado «Chá Forte com Limão», foi realizado em 1993, mas entre as suas obras mais conhecidas estão filmes como «A Promessa» e «O Príncipe com Orelhas de Burro».

Para a edição deste ano do Festival de Cinema dos Açores, que apresenta como principal novidade a abertura a longas-metragens, concorreram cerca de duas centenas de curtas-metragens e mais de três dezenas de filmes de longa duração.

Luís Pereira revelou que a selecção oficial deverá ficar concluída nos próximos dias, altura em que serão conhecidas as obras que vão a concurso, nas categorias de ficção, animação, documentário e cinema experimental.

O Festival de Cinema dos Açores está aberto a realizadores de todos os países lusófonos, podendo ainda participar filmes das Canárias, que integram a secção «Ilhas da Macaronésia», juntamente com os trabalhos de realizadores dos Açores, da Madeira e de Cabo Verde.

Luís Pereira pretende que este seja o «ano da confirmação da lusofonia» no também designado Faial Filmes Fest, que é o maior evento cinematográfico que se realiza nos Açores.

PUB

Relacionados

Últimas