Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Pa Negre» é a escolha espanhola para os Óscares

Relacionados

Filme catalão bateu «La Piel que Habito» de Pedro Almodóvar na corrida aos nomeados

«Pa Negre» é o escolhido por Espanha para concorrer às nomeações para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro da 84ª edição dos prémios da Academia de Hollywood.

O filme de Agustí Villaronga bateu entre os pré-seccionados concorrentes de peso como «La Piel que Habito», de pedro Almodóvar.

PUB

Esta é a primeira vez que um filme falado em catalão representa Espanha nos Óscares, mas dá seguimento à boa recepção que teve pela Academia Espanhola tendo ganho nove dos 14 prémios Goya para que foi nomeado, incluindo Melhor Filme e Realizador.

«Pa Negre» é uma história sobre varias histórias tendo como cenário a Catalunha rural dos tempos da Guerra Civil Espanhola. O filme tem uma versão falada em castelhano em que os mesmos actores apenas mudaram a língua falada.

A obra de Agustí Villaronga tem por base o livro de Emili Teixidor, «Pan Negro», que conta a história de «Andreu», uma criança que encontra os corpos de um homem e do seu filho mortos numa floresta e tenta descobrir o responsável depois de o seu próprio pai ser acusado das mortes.

A Academia de Hollywood vai anunciar os cinco nomeados para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro no dia 24 de Janeiro. A cerimónia de entrega das estatuetas douradas acontecerá no dia 26 de Fevereiro.

O candidato português aos óscares 2012 é «José e Pilar», o filme de Miguel Gonçalves Mendes sobre José Saramago.

PUB

Relacionados

Últimas