Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Twilight Portrait» vence Lisbon & Estoril Film Festival

«Une Vie Meilleure» conquistou o Prémio Especial do Júri

A longa-metragem «Twilight Portrait», de Angelina Nikonova, conquistou o Prémio de Melhor Filme do Lisbon & Estoril Film Festival 2011, anunciou a organização, citada pela Lusa.

O filme, que constitui uma estreia da realizadora russa, retrata a história de Marina, uma assistente social que decide enfrentar o próprio passado traumático.

PUB

O júri Oficial da edição 2011 do Lisbon & Estoril Film Festival foi composto pelos escritores John M. Coetzee, Nobel da Literatura, e ainda Don DeLillo, Paul Auster e Siri Hustvedt, o violinista Gidon Kremer e o artista plástico José Barrias.

«Une Vie Meilleure», do realizador francês Cédric Kahn, conquistou o Prémio Especial do Júri - João Bénard da Costa.

Esta película é protagonizada por Guillaume Canet e Leïla Bekhti e conta a história de Yann e Nadia, que decidem abrir um restaurante, mas cujo sonho ameaça ruir quando ela decide aceitar um emprego no estrangeiro.

A decorrer desde 4 de Novembro em Lisboa e no Estoril, o festival, dirigido por Paulo Branco, encerra este domingo com o anúncio dos premiados, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e com a exibição do filme, em ante-estreia nacional, de «La piel que Habito» («A pele onde eu vivo»), do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

O júri decidiu ainda atribuir duas Menções Especiais às longas-metragens «Amnesty», de Bujar Alimani, filme albanês sobre um homem e uma mulher que se apaixonam enquanto os respectivos companheiros se encontram presos, e a «Oslo, August 31st», de Joachim Trier, que acompanha um dia na vida de um jovem toxicodependente em reabilitação, enquanto vagueia pela capital norueguesa.

PUB

«Une Vie Meilleure», de Cédric Kahn, também conquistou o Prémio Cineuropa, atribuição decidida por Cristina Soldano, dramaturga, cenógrafa e directora Artística do Festival de Cinema Europeu de Lecce.

O Encontro de Escolas Europeias promovido pelo Lisbon & Estoril Film Festival 2011 reuniu igualmente um júri para premiar curtas-metragens do certame, o Prémio MEO.

Este galardão foi atribuído ex-aequo às curtas metragens «Here I am», de Bálint Szimler, da University of Theatre and Film, de Budapeste, e «Aman (Safe and Sound)», de Ali Jaberansari, da London Film School.

O júri deste prémio foi constituído pela actriz e realizadora Valeria Bruni-Tedeschi, o director de fotografia Peter Suschtizky, o escritor e dramaturgo Peter Handke e o coreógrafo Rui Horta.

O júri atribuiu ainda Menções Honrosas aos filmes «Frozen Stories», de Grzegorz Jaroszuk, da Polish National Film Television and Theater School, em Lodz, e a «L'Estate che non Viene», de Pasquale Marino, do Centro Sperimentale di Cinematografia - Scuola Nazionale di Cinema, de Roma.

PUB

O Prémio L'Oreal, que distingue os mais promissores talentos do cinema nacional, foi entregue este ano ao actor Miguel Nunes.

O Prémio Canon foi atribuído à curta-metragem «Encadeados», realizada por Ana Delgado Martins.

Os filmes premiados vão hoje ser exibidos no Cinema Monumental - «Une Vie Meilleure«, de Cédric Kahn, às 19h30, e «Twilight Portrait», de Angelina Nikonova, às 22h00 - e, no Espaço Nimas, serão projectados «Here I am», de Bálint Szimler, «Aman (Safe and Sound)», de Ali Jaberansari, «Encadeados», de Ana Delgado Martins, «Amnesty», de Bujar Alimani, a partir das 21h30.

PUB

Últimas