Já fez LIKE no TVI Notícias?

Falta de parcerias marca preparação do Fantasporto

Festival de cinema será realizado no Rivoli, no Porto, entre os dias 1 e 9 de março de 2013

A 33ª edição do Fantasporto decorre de 1 a 9 de março de 2013, no Rivoli, no Porto, mas a falta de parcerias e de apoios impede a definição do programa completo, escreve a agência Lusa.

Em comunicado, a entidade organizadora do festival, a Cinema Novo, anuncia que «antecedendo o evento, entre 25 e 28 de fevereiro, realizar-se-á um programa especial, que será divulgado mais tarde, sendo que o dia 10 de março está reservado para a exibição dos filmes premiados».

PUB

A organização adianta ainda a existência de quatro secções oficiais: cinema fantástico, semana dos realizadores, Orient Express e Cinema Português.

Apesar de não estar ainda confirmada, está prevista uma homenagem ao realizador inglês Michael Powell, que contará com a colaboração do British Film Institute, sendo a ideia «celebrar os 65 anos da sua obra-prima "Os sapatos vermelhos" ("The Red Shoes")».

«Neste momento, só se encontra garantido para o evento o apoio do ICA (Secretaria de Estado da Cultura) de cem mil euros. Continua a ser desenvolvido trabalho intenso junto do Governo (sobretudo junto do Turismo de Portugal), Câmara Municipal do Porto, de inúmeras empresas privadas e através das redes sociais no sentido de garantir o autofinanciamento do evento. Aguarda-se também o possível apoio do Média (UE) em função da candidatura elaborada em maio último», pode ler-se no comunicado.

Assim, a organização da 33ª edição do Fantasporto explica que a «presente falta de parcerias e de apoios ainda não permitem definir o programa completo» do festival, no qual será homenageada uma cinematografia europeia e um realizador ou produtor português, para além da atribuição de diversos Prémios de Carreira a personalidades de referência.

«O Programa Especial de cruzamento entre as Artes, as Ciências e o Cinema será dedicado em 2013 à Música e Cinema. Será feita uma secção não oficial, de nome "Première & Panorama", que quer ser um "espelho" da mais recente produção mundial. Todos os filmes serão exibidos em antestreia nacional, europeia ou mundial», adianta.

Colóquios, debates, apresentações de livros e de discos, mesas-redondas e conferências de imprensa vão fazer parte do programa do festival, para além de uma exposição de artes plásticas e de um novo encontro de blogues de cinema.

PUB

Últimas