Já fez LIKE no TVI Notícias?

IndieLisboa: «Liberdade» segundo Gabriel Abrantes

Relacionados

Realizador volta a fazer filme conjunto com Benjamim Crotty

«Liberdade» é «uma história sobre duas culturas que estão a começar uma relação que de qualquer forma negará a cultura ocidental». «Não existe cultura ocidental» nesta relação entre um rapaz angolano e uma rapariga chinesa. Esta é uma «história de amor de adolescentes burgueses. «E há várias maneiras de mostrar que ele não consegue dar-lhe o que ela quer.» «Quando eles estavam dispostos a continuar a relação...»

Quem hoje vir «Liberdade» poderá completar o que fica aqui em aberto e entender o que Garbriel Abrantes quer significar neste discurso directo que concedeu ao Cinebox. O realoizador português voltou a juntar-se a Benjamin Crotty (depois de «Visonary Iraq») e está presente no IndieLisboa na Competição Nacional de Curtas com o que filme que sucede ao premiado em Locarno «A History of Mutual Respect».

PUB

O discurso cinematográfico de Gabriel Abrantes tem conceitos bem definidos e este «Liberdade» vive também nos conceitos do seu antecessor. «Os meus filmes baseiam-se na relação da sexualidade com os conflitos políticos contemporâneos», diz o autor. Pressupondo uma «leitura do século XX marxista na política e freudiana na sexualidade», o que se passa actualmente é que esta relação sofre as consequências inevitáveis da globalização.

«Liberdade» é o nome do herói angolano desta curta-metragem que faz tudo para dar à namorada chinesa o que ela quer. « Liberdade quer minimizar os efeitos da distância» que Gabriel Abrantes filmou em Luanda. Que conseguiu filmar em Luanda. Porque, até surgir a notícia de que havia orçamento para rodar o filme em Angola, Paris era o limite geográfico.

«Agora já esgotámos a capacidade de trabalhar com os amigos», revela Gabriel Abrantes, que já tem duas longas-metragens escritas. «A coisa mais importante para uma longa-metragem é a capacidade para pagar a toda a gente», disse o realizador respondendo que o Leopardo de Ouro ganho em Locarno com Daniel Schmidt não lhe proporcionou qualquer financiamento em Portugal.

«Liberdade», Gabriel Abrantes e Benjamin Crotty, Portugal, 21`

Às 18h45 no Teatro do Bairro

PUB

Relacionados

Últimas