Já fez LIKE no TVI Notícias?

Festival de Artes Performativas arranca a 20 de Setembro

Evento decorre entre os dias 20 e 28 em Lisboa

Filmes sobre teatro, música, dança e circo originários de 19 países compõem o programa do 1.º Festival Internacional de Cinema de Artes Performativas (FICAP), que decorre entre 20 e 28 de Setembro em Lisboa, escreve a Lusa.

«Não é um festival de filmes altamente intelectuais, não é um festival de filmes palermas, não é um festival só com um estilo de filmes - é um festival que se quer deixar levar por um rio, com todos os seus afluentes», disse o director do FICAP, Frederico Corado.

PUB

Duas retrospectivas dedicadas à obra do encenador e realizador britânico Peter Brook e à do encenador norte-americano Robert Wilson - esta quase integral, faltando apenas um documentário que está «perdido» e que a organização do festival está ainda a tentar localizar - integram o programa do FICAP, que se realizará no Museu Nacional do Teatro e no Centro Cultural Malaposta, indicou o director, em conferência de imprensa.

Haverá duas secções de filmes em competição, nacional e internacional (com obras procedentes de 18 países), e dois júris, um nacional, presidido pela realizadora Rosa Coutinho Cabral, e um internacional, presidido pelo crítico de cinema e realizador Lauro António, e composto pela realizadora francesa Monique Rutler e pela actriz São José Lapa, entre outros.

Noutra secção do festival, intitulada «Carta Branca a¿», foi dada a um cantor - o brasileiro Edson Cordeiro - e a um colectivo - o Teatro Praga - a oportunidade de escolherem filmes que os marcaram enquanto artistas.

PUB

Edson Cordeiro seleccionou «Callas Forever», de Franco Zefirelli, com Fanny Ardant, «Carmen», de Carlos Saura, e «o Baile», de Ettore Scola, ao passo que o Teatro Praga escolheu «Fanny e Alexander», de Ingmar Bergman, «Noite de Estreia», de John Cassavetes, e «Santa Sangre», de Alexander Jodorowsky.

O FICAP associa-se também à UNESCO, no ano em que se completam 60 anos da assinatura da Declaração dos Direitos Humanos, com a projecção da peça «Mãe Coragem e os Seus Filhos», de Bertolt Brecht, filmada pela RTP, numa encenação de João Lourenço, protagonizada por Eunice Muñoz.

No Centro Cultural Malaposta, decorrerá um ciclo de documentários de homenagem a Manuel Costa e Silva e aos Encontros de Cinema Documental da Malaposta, que reúne alguns filmes exibidos no âmbito desse certame que têm como tema as artes performativas.

Outro ciclo será dedicado ao colectivo britânico South East Dance, que nos últimos 10 anos tem criado, apresentado e distribuído filmes e vídeos de dança no Reino Unido.

PUB

Últimas