Já fez LIKE no TVI Notícias?

Manoel de Oliveira está nos cuidados intensivos

Relacionados

Filha diz que realizador «está a recuperar bem»

Última atualização às 17:16

O realizador Manoel de Oliveira está internado no Hospital da Arrábida, em Gaia, devido a «um problema pulmonar» mas «está a recuperar bem», disse hoje à agência Lusa fonte familiar.

PUB

Segundo a filha do cineasta, Adelaide Trepa, Manoel de Oliveira foi internado sexta-feira devido a um problema pulmonar, que lhe causou insuficiência respiratória.

«Mas já está estabilizado, está a recuperar e a reagir bem à medicação e esperamos que saia do hospital em breve», disse Adelaide Trepa.

Manoel de Oliveira é o mais velho realizador do mundo e um dos mais ativos. Nasceu no dia 11 de Dezembro em 1908, no seio de uma família da burguesia industrial do Porto, ainda no tempo do cinema mudo.

O primeiro contacto com o cinema foi como ator, quando aos 19 anos fez figuração no filme «Fátima Milagrosa», de Rino Lupo, e com algumas experiências com cinema de animação.

«Douro, Faina Fluvial», uma curta-metragem documental sobre a vida nas margens do rio Douro, foi o primeiro filme que Manoel de Oliveira rodou, então com 23 anos, com uma câmara oferecida pelo pai.

Hoje, o filme é largamente elogiado, mas na altura foi mal recebido pelo público, tal como «Aniki-Bobó», o seu primeiro filme de ficção, estreado em 1942.

PUB

Foi com «O Acto da Primavera» que Oliveira recebeu o Grande Prémio do Festival de Cinema de Siena, em Itália, em 1964. Um ano depois, a Cinemateca Francesa rendeu-lhe uma homenagem com uma retrospetiva.

Em 1985, com 77 anos, recebeu o «Leão de Ouro» do Festival de Veneza, em Itália, e em 1989 foi condecorado pelo então Presidente da República, Mário Soares, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2008 festejou cem anos de vida rodeado de técnicos e atores, enquanto filmava em Lisboa «Singularidades de uma rapariga loura», e recebeu a Palma de Ouro de Carreira em Cannes, um prémio que se junta ao Leão de Ouro de carreira que Veneza lhe entregou em 2004.

No final de maio, Manoel de Oliveira iniciou filmagens em Guimarães para uma nova curta-metragem, com o titulo provisório de «Metrópole Conquistadora, Conquistada».

PUB

Relacionados

Últimas