Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fantasporto 2011 homenageia produtor Paulo Trancoso

Festival vai exibir vários filmes do fundador da Costa do Castelo Filmes

«Todos os anos o Fantasporto elege uma personagem do cinema português a quem homenageia pela sua carreira e contribuição para a Sétima Arte» e, na 31ª edição, o Festival Internacional de Cinema do Porto vai distinguir o trabalho do produtor Paulo Trancoso, como é referido em nota de imprensa da organização.

Nascido em Lisboa e 1945, Paulo António Rodrigues Noronha Trancoso frequentou Medicina e Arquitectura antes de começar a actividade profissional como jornalista e crítico de cinema. Em 1982, fundou a Costa do Castelo Filmes, Lda, e entre os vários trabalhos para televisão destaca-se a mini-série «A Banqueira do Povo».

PUB

No cinema, Paulo Trancoso projectou-se internacionalmente co-produzindo «A Casa dos Espíritos», de Billie August, e «A Rainha Margot», de Patrice Chereau. Entre a produção nacional, filmes como «A Selva», de Leonel Vieira, ou «Duas Mulheres», de João Mário Grilo, são destaques entre a ficção, enquanto, no documentário, «Pare, Escute, Olhe», de Jorge Pelicano, é um dos últimos títulos de sucesso.

A marca de Paulo Trancoso é também conhecida na distribuição de vídeo e DVD, com vários filmes de Jean Renoir no catálogo - cineasta francês que também vai ter uma retrospectiva no Fantas. O produtor português receberá o Prémio por uma Carreira do Fantasporto 2011 sucedendo a cineastas como Fernando Lopes ou José Fonseca e Costa.

O Festival Internacional de Cinema do Porto vai exibir os seguintes filmes produzidos por Paulo Trancoso: «A Casa dos Espíritos», de Billie August (1993); «A Selva», de Leonel Vieira (2002); «Encontros», de Pierre-Marie Goulet (2006); «Duas Mulheres», de João Mário Grilo (2009) e «Pare, Escute, Olhe», de Jorge Pelicano (2009).

A 31ª edição do Fantasporto irá decorrer no Teatro Rivoli entre os dias 21 de Fevereiro e 6 de Março de 2011.

PUB

Últimas