Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bertolucci quer ser «o último milagre de Fátima»

Relacionados

Cineasta esteve na abertura do Estoril Film Festival, evento organizado pelo produtor Paulo Branco. Também Catherine Deneuve marcou presença

«Espero que no Estoril aconteça o último milagre de Fátima», disse o realizador italiano Bernardo Bertolucci na abertura da gala do Estoril Film Festival, que decorreu esta sexta-feira no casino desta localidade, nos arredores de Lisboa. Sentado numa cadeira de rodas, muito sorridente, o realizador de «O Último Tango em Paris» ou «O Último Imperador» pedia assim à santa portuguesa que o deixasse fazer mais filmes. A sua última longa-metragem foi «Os Sonhadores», em 2003. E desde então não se tem dedicado mais ao cinema por razões de saúde.

No seu discurso em francês («não sei porque raio estou a falar francês se sou italiano e me encontro em Portugal», constatou), Bertolucci agradeceu a Paulo Branco a homenagem que o evento lhe dedica e onde será mostrada uma retrospectiva da sua obra. «Gosto muito do Paulo Branco, que é o mais charmoso dos piratas portugueses», gracejou, em alusão à capacidade de agregação do produtor português, que conseguiu trazê-lo ao Estoril, apesar das dificuldades físicas que o limitam.

PUB

Catherine Deneuve reencontra foto gigante de Marcello Mastroianni

Antes da gala, esta segunda edição do festival ficou marcada pela abertura ao público de uma exposição de fotografia do francês François-Marie Banier. A inaugurá-la esteve a actriz Catherine Deneuve que, sendo conhecedora da obra fotográfica de Banier, não deixou de ficar surpreendida com um retrato em tamanho gigante de Marcello Mastroianni, entretanto falecido e de quem teve uma filha, Chiara Mastroianni, também actriz. «Já conhecia esta foto de Marcello Mastroianni, mas foi uma surpresa vê-la aqui porque não sabia que Banier a tinha seleccionado», disse em declarações ao IOLCinema.

Na abertura deste festival juntaram-se nomes de outros notáveis além de Catherine Deneuve e Bernardo Bertolucci, como Paul Auster, escritor e realizador americano; J.M. Coetzee, prémio Nobel da Literatura em 2003; Cristina Iglesias, escultora galardoada com o Prémio Nacional de Espanha; Louis Garrel, actor que ganhou expressão no panorama cinematográfico europeu; Pascal Bonitzer, escritor e argumentista e realizador. Esta gala contou ainda com algumas figuras do cinema nacional, como o realizador Fernando Lopes, o realizador Fernando Vendrell ou a actriz Soraia Chaves que, a par de Maria João Bastos, à entrada para a gala, se mostrou muito entusiasmada em participar na masterclass que o realizador Stephen Frears dará no Estoril.

O Estoril Fim Festival decorre até dia 22. Veja o programa.

PUB

Relacionados

Últimas