Já fez LIKE no TVI Notícias?

007, o James Bond nunca morre

Relacionados

Cinquenta anos no cinema são pretexto para exposição que celebra o estilo sofisticado e sexy do agente secreto ao serviço da rainha

Uma sala luxuosa, um jogo de cartas formal e uma mulher bonita que lhe pergunta o nome. De cigarro na boca, smoking impecável e um charme descontraído, Sean Connery responde: «Bond... James Bond». Do primeiro filme do famoso agente secreto britânico até hoje já lá vão 50 anos, comemorados a partir desta sexta-feira através da exposição «Designing 007: 50 Years of Bond Style», no Centro Barbican, em Londres.

Dos 22 filmes oficiais do 007 exibidos até ao momento (o 23º, «Skyfall», chega no Outono) foram retirados mais de 400 objetos que demonstram como James Bond teve um papel como criador de tendências, com influências na moda, no design, no consumo e até no turismo.

PUB

«Penso que é um aspeto por vezes negligenciado e a exposição mostra como é que o estilo de Bond foi influente ao longo das décadas», afirmou à Reuters Neil McConnon, da organização da exposição.

À entrada, uma réplica de Sean Conney encostado ao carro mais famoso de Bond: um Aston Martin DB5, usado numa perseguição do filme «007 contra Goldfinger», de 1964. Depois, pelas 14 salas, distribuem-se dezenas de fatos e vestidos, adereços e cenários dos filmes.

As «Bond girls» também estão representadas na exposição. O célebre biquíni branco com que a atriz Ursula Andress sai do mar em «Dr. No», que se tornou um ícone da beleza e da moda femininas, também poderá ser visto durante os próximos três anos, em vários países.

«Os cenários, os figurinos e os objetos são hoje quase tão icónicos quanto o personagem e é isso que esperamos destacar», disse a curadora da exposição, Bronwyn Cosgrave.

A arma de «The Man With the Golden Gun», as cartas de tarot usadas em «Live and Let Die» e os fatos de esqui de «Licença para matar» também fazem parte da exposição, sempre acompanhados da projeção de clips de áudio e imagem dos filmes que adaptaram a obra de Ian Fleming.

Gadgets, carros desportivos, mulheres e aventuras resumem o universo da «bondmania», mostrando, como sublinhou o organizador, que a marca Bond esteve sempre «à frente do seu tempo».

Os filmes da produtora EON (Everything or Nothing) contaram com seis James Bond: Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig.

PUB

Relacionados

Últimas