Já fez LIKE no TVI Notícias?

Exposição: como era ir ao cinema em Portugal no começo do século XX

Mostra estará patente em Lisboa até final de Maio de 2011

Um projetor Lumière e um álbum com fotogramas que os projeccionistas contrabandeavam dos cinemas lisboetas são algumas das preciosidades da exposição «Cinema em Portugal - Os Primeiros Anos», que é inaugura esta quinta-feira em Lisboa.

A exposição, que só abrirá ao público na sexta-feira no Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, é organizada pela Cinemateca Portuguesa com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

PUB

Até 29 de Maio de 2011, a exposição apresenta 300 objectos e documentos das colecções da Cinemateca que contam a história do cinema exibido em Portugal entre finais do século XIX e a década de 1930.

«Interessa a quem gosta de cinema, a quem é espectador, porque pode ver a História de Portugal através da história do cinema que era exibido e feito», explicou à agência Lusa, Tiago Baptista, um dos responsáveis pela mostra.

Em exposição estarão fotografias de actores e actrizes, de rodagens de filmes, cartazes de cinema, câmaras de filmar, projectores, máquinas de cinema amador, exemplares de revistas ou uma réplica de um kinetoscópio de Edison, com um filme mudo em película.

Tiago Baptista deu destaque a um projector Lumière, um dos raros que existem no mundo, de finais do século XIX, e a um álbum de pontos ou fotogramas, imagens que foram cortadas de filmes em película pelos projeccionistas e que eram vendidas em Lisboa como se fossem cromos de uma caderneta.

O álbum que estará na exposição era de um coleccionador desses fotogramas, grande parte deles de actores, actrizes e inter-títulos dos filmes mudos.

PUB

Um dos núcleos apresenta uma réplica de uma sala de cinema dos anos 1920 e 1930 na qual serão exibidos filmes mudos portugueses, desde «Os crimes de Diogo Alves» (1911), de João Tavares, até «Douro, Faina Fluvial» (1931), de Manoel de Oliveira.

O realizador português, que celebra 102 anos no sábado, terá um núcleo dedicado precisamente à curta-metragem «Douro, Faina Fluvial», com fotografias da rodagem do filme e revistas da época com artigos que referiam o documentário.

Na mostra haverá ainda documentos que remontam para os primórdios do que é hoje o «merchandising» do cinema, uma reconstituição de um estúdio de cinema da época e um mapa de Portugal a assinalar os locais onde nos anos 1920 e 1930 havia salas de cinema.

A inauguração da exposição «Cinema em Portugal - Os Primeiros Anos» está marcada para as 19h00 desta quinta-feira com a presença da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.

PUB

Últimas