Já fez LIKE no TVI Notícias?

Depois de «matar Hitler», Eli Roth vem a Lisboa

O actor é o homenageado da quinta edição do MOTELx e está em Lisboa até domingo, altura em que dará uma masterclass

Eli Roth, o realizador de «Cabin Fever», de «Hostel» e de «Hostel 2» é o homenageado da quinta edição do MOTELx e está em Lisboa até domingo, dia em que dará uma masterclass.

Roth assume desconhecer o cinema português, em entrevista à Lusa.

PUB

«Quero muito ver as curtas-metragens, estou muito entusiasmado com isso. Ouvi dizer que o número de filmes a concurso duplicou desde a edição passada. E ouvi dizer que a curta que passa antes do Hostel é bastante doentia, por isso quero vê-la».

Eli Roth considera o MOTELx «uma espécie de filtro» do que se produz em Portugal e que isso se torna «excitante».

«Todas as culturas têm os seus próprios medos. Os filmes japoneses, quer seja o Battle Royale ou The Grudge ¿ A Maldição, não podiam ter sido feitos noutro país. Tal como o Hostel só podia ser americano, ou A Serbian Film, sérvio», afirma.

Segundo o realizador, a melhor coisa do género horror é ser «específico em relação aos medos de uma cultura em particular, embora esses medos se espalhem pelo mundo».

Também actor, Eli Roth protagonizou «Sacanas Sem Lei», do amigo Quentin Tarantino, no qual desempenhou o papel de Donny Donowitz, judeu e um dos elementos dos Basterds liderados por Brad Pitt, que matava nazis de forma sádica, com um bastão de basebol.

PUB

«O meu pai ficou profundamente deliciado com o filme e escreveu um artigo para um jornal judeu cujo título era: o meu filho matou Adolf Hitler».

Por agora, o produtor e argumentista dedica-se a «The Man With The Iron Fists», filme realizado pelo rapper RZA que está em fase de pós-produção e que conta com Russell Crowe, Lucy Liu e Dave Bautista como protagonistas.

Está ainda prestes a realizar a quarta longa-metragem, mas prefere guardar segredo, «por agora». Não levanta o véu sobre nada. O género será horror, ficção científica ou comédia? «Tudo é válido, tudo pode acontecer».

Domingo aguarda-se uma masterclass interactiva, na qual Eli Roth e João Monteiro, da direcção do MOTELx, vão estar à conversa com o público. «Aquilo que quiserem saber, terei muito gosto em dizer-lhes».

Ao Prémio MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa, a única secção competitiva do festival, concorreram cerca de 70 trabalhos, dos quais foram seleccionados 12 filmes.

O MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa exibe mais de 60 filmes até domingo, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

PUB

Últimas