Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jafar Panahi inicia greve de fome

Relacionados

Realizador iraniano está preso desde Março

O realizador iraniano Jafar Panahi iniciou neste domingo uma greve de fome na prisão de Evin, no Irão, onde está detido desde Março. A revelação foi feita pela sua mulher, Tahereh Saeedi, como informa a agência Lusa.

Panahi parou de comer e beber como protesto pela sua detenção e garante que irá continuar a greve de fome até o governo iraniano aceitar as suas reivindicações, entre elas ter direito a um advogado.

PUB

O realizador de 49 anos foi preso sob uma acusação do Ministério da Cultura do Irão de estar a produzir um filme anti-regime. Panahi está proibido de sair do Irão por ser apoiante do líder oposicionista Mirhossein Mousavi e já tinha sido detido no Verão passado juntamente com a mulher durante uma cerimónia em memória de Neda Agha Soltan, a jovem manifestante morta a tiro durante os protestos contra a reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad.

Os apelos para a libertação do realizador têm-se sucedido [ver artigo relacionado] e o último foi feito nesta terça-feira no Festival de Cannes por Abbas KIarostami (de quem Panahi foi assistente). Jafar Panahi é um realizador premiado nos festivais de Cannes, Veneza e Berlim, com filmes como «O Balão Branco» e «O Círculo».

PUB

Relacionados

Últimas