Já fez LIKE no TVI Notícias?

Atores portugueses distinguidos no Brasil

João Marçal e Ricardo Azevedo foram distinguidos pelo desempenho no filme «3×3», de Nuno Rocha

Os atores portugueses João Marçal e Ricardo Azevedo receberam, ex-aequo, o prémio de melhor ator do FestFilmes ¿ Festival do Audiovisual Luso Afro-Brasileiro, que abriu a 13 de maio, no Ceará, Brasil, noticia a agência Lusa.

O júri técnico do FestFilmes premiou igualmente o realizador português Victor Santos, pela montagem de «Fotograma 23», curta-metragem de ficção que concluiu em 2011.

PUB

Os troféus de melhor filme do certame, atribuídos a diferentes secções, resultam da votação do público e foram, este ano, para as produções brasileiras «Menina da Chuva», de Rosária Moreira, na categoria de filme de animação, «Rio de Mulheres», de Cristina Maure e Joana Oliveira, na categoria de documentário, e «Amigos Bizarros do Ricardinho», de Augusto Canani, como melhor filme de ficção.

Estes filmes integravam a secção «Mostra Atlântica», aberta a participantes de toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Na «Mostra Nascente», dedicada a primeiras obras de autores brasileiros, foram distinguidos, como melhor filme, «Velho Mundo», de Armando Fonseca, tendo sido atribuída uma menção honrosa a «O Cadeado», de Leon Sampaio.

A «Mostra Iracema» assume um cariz regional, dedicada apenas a filmes produzidos no Ceará. Nesta secção foi premiado, como melhor filme, o documentário «Onde o Tempo Corre Devagar», de Iara Moura e Marcos Rocha.

O filme aborda o quotidiano de uma prisão cearense de mulheres e a vida solitária das suas prisioneiras, que vivem um dia de cada vez enquanto lavam, cozinham, estudam e cuidam de crianças.

O FestFilmes decorreu no âmbito das iniciativas do Ano Brasil-Portugal 2012-13, e apresentou produções de vários países da CPLP, entre os quais Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Secretaria de Cultura do Ceará.

PUB

Últimas