Já fez LIKE no TVI Notícias?

«O Fosso» é o filme surpresa do Festival de Veneza

Relacionados

Realização de Wang Bing com produção de Francisco Villa-Lobos

«O Fosso» é o filme surpresa do Festival de Cinema de Veneza que vai integrar a Competição Oficial desta 67ª edição do certame europeu. O mais antigo festival de cinema do mundo vai decorrer até ao próximo dia 11 e a organização já havia anunciado que haveria um filme extra a integrar a competição pelo Leão de Ouro.

Com duas exibições marcadas para os dias 6 e 7, «O Fosso» é um filme do realizador chinês Wang Bing com produção do português Francisco Villa-Lobos, em parceria com uma produtora de Hong kong e outra da Bélgica. O filme foi rodado integaralmente na China, contou à agência Lusa o produtor português sedeado em França.

PUB

Francisco Villa-Lobos referiu que conheceu Wang Bing há sete anos em Turim e ficou a par da ideia do filme que o realizador chinês queria fazer. O projecto só seria retomado em 2007 e foi terminado há pouco tempo. O filme deve estrear comercialmente no próximo ano, em data ainda por anunciar.

«O Fosso» é uma ficção que se baseia em factos reais sobre os campos de trabalhos forçados que o governo chinês criou nos anos 1950 e 1960 e para os quais enviou milhares de cidadãos que discordavam ou criticavam o Partido Comunista, sendo considerados «dissidentes de Direita».

O filme foi rodado no planalto do deserto do Gobi, na China ocidental, e, apesar das condições difíceis de rodagem por causa da localização, o governo chinês não colocou qualquer entrave à rodagem, porque simplesmente desconheceu a existência da produção.

«Não teve nenhum tipo de fuga de informação. O filme está apenas a ser anunciado neste momento e apenas a partir de agora é que o filme existe seja para festivais, seja para a imprensa ou para o governo chinês ou qualquer entidade. Só a partir de agora é que o governo chinês vai saber da existência do filme», explicou o produtor português.

Para realizar «O Fosso, Wang Bing baseou-se no romance «Goodbye, Jiabiangou» e em dezenas de testemunhos que recolheu sobre a realidade dos sobreviventes dos campos de trabalhos forçados de Jiabiangou. Nas notas de produção, o cineasta chinês explica que foi sua intenção abordar sobretudo histórias de resistência, mas também a submissão do povo chinês, num registo documental, mas também com um discurso fílmico realista.

«O Fosso» já tem também garantida a presença no Festival de Cinema de Toronto, no Canadá, com projecções marcadas para os próximos dias 14, 15 e 16. Mas por enquanto é candidato ao Leão de Ouro, o que deixa Francisco Villa-Lobos «muito contente». "Cruzemos os dedos», disse o produtor e também realizador de filmes.

PUB

Relacionados

Últimas