Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mostra de São Paulo abre com «O Estranho Caso de Angélica»

Relacionados

«Mistérios de Lisboa», «Embargo» e «Filme do Desassossego» também vão ser exibidos no evento

O realizador Manoel de Oliveira, de 101 anos, e o filme «Mistérios de Lisboa», do chileno Raúl Ruiz, são alguns dos destaques portugueses na Mostra Internacional de São Paulo, no Brasil.

Manoel Oliveira, inicialmente aguardado para a mostra, adiou a sua visita ao Brasil por recomendação médica, mas o seu filme «O Estranho Caso de Angélica» abre esta sexta-feira a 34ª edição do festival, que decorrerá até 4 de novembro.

PUB

O realizador português, «sentindo-se louvado e feliz por ter o seu filme escolhido para abrir o evento», prometeu participar do antes do seu encerramento, segundo informou a organização num comunicado, citado pela agência Lusa.

Nos próximos 14 dias, serão exibidos mais de 400 filmes de diversos países numa programação espalhada por 27 salas de exibição da cidade brasileira.

«Mistérios de Lisboa», que estreou esta quinta-feira em Lisboa, depois de ter sido considerado em França um dos filmes do ano, será exibido em duas salas, durante o festival de São Paulo.

Entre as produções portuguesas na 34ª edição do festival, estão ainda o documentário «Luz Teimosa», do realizador Luís Alves De Matos, «Painéis De São Vicente De Fora, Visão Poética», de Manoel De Oliveira, «Embargo», de António Ferreira, e «A Espada e a Rosa», de João Nicolau.

O «Filme do Desassossego» também será exibido na próxima semana, entre os dias 26 a 28 de Outubro, com a presença do realizador João Botelho.

PUB

Um dos pontos altos da Mostra 2010 será a exibição do clássico «Metrópolis», do realizador Fritz Lang, cuja cópia original foi apreendida quatro meses depois do lançamento em 1927.

Os destaques incluem igualmente Sofia Coppola («Somewhere»), Abbas Kiarostami («Copie Conforme»), Woody Allen («You Will Meet a Tall Dark Stranger») Takeshi Kitano («Autoreiji»), Mathieu Amalric («Turnê»), Jean-Luc Godard («Socialisme»), entre outros.

A programação da mostra inclui ainda exposições e filmes dos consagrados realizadores Akira Kurosawa e Wim Wenders.

A exposição «Kurosawa - Criando Imagens Para O Cinema» exibirá 80 storyboards de seis filmes do cineasta japonês, dentre eles «Kamegusha», «Ran», «Dreams», «Rapsódia em Agosto», «Madadayo» e «The Sea Watches».

Sobre Wim Wenders, a mostra apresentará «Até ao Fim do Mundo» e também a exposição «Lugares, Estranhos e Quietos», com algumas de suas fotografias.

PUB

Relacionados

Últimas