Já fez LIKE no TVI Notícias?

Filme sobre o Facebook enceta polémica entre produtores e fundadores da rede social

Relacionados

«The Social Network» já vai ser visto no próximo mês

«The Social Netwok» está a chegar e a polémica entre os produtores do filme sobre o Facebook e os fundadores da rede social está instalada. O ponto de situação é feito pelo «The New york Times» («NYT») revelando que a perseverança de quem fez o filme está em contraste com a vontade de passar ao lado do acontecimento pelas personagens da vida real retratadas.

O facto de a criação do Facebook estar no filme associada a uma série de traições e a generalização do estatuto de amigo a todos os utilizadores estará a desagradar os fundadores da rede social; com especial destaque para Mark Zuckerberg, o fundador e personagem principal (representado por Jesse Eisenberg) de um filme cuja história começa na intimidade de uma saída nocturna e que lança um fenómeno da Internet a partir do quarto de um dormitório.

PUB

O jornal norte-americano aponta que Zuckerberg e os seus sócios negam muito do que está no filme frisando que se baseia num livro assumido pelo autor como «uma paródia sumarenta» e não como uma «reportagem». «É de loucos porque de repente o Mark torna-se uma pessoa que criou o Facebook para arranjar miúdas ou para conquistar poder. Não era isso que se passava. Era um bocadinho mais chato e quotidiano do que isso», afirmou Chris Hughes, um co-fundador da rede social que em 2007 saiu para se juntar à campanha de Barack Obama.

Scott Rudin, um dos produtores de «The Social Network», revelou que o vice-presidente de comunicações do Facebook, Elliot Schrage, e a chefe de operações, Sheryl Sandberg, «viram o filme e não gostaram» acrescentando que houve muitos contactos de bastidores para suavizar as relações com Zuckerberg disponibilizando o guião e concedendo em algumas alterações. Mas não tantas como os responsáveis do Facebook queriam: «Fizemos o filme que queríamos fazer.»

Em comunicado que o «NYT» cita, os responsáveis da rede social declararam que «é um sinal do seu impacto que o Facebook seja objecto de um filme - mesmo que de uma ficção.» «The Social Network» é realizado e vai poder ser visto já no próximo mês no Festival de Cinema de Nova Iorque. Em Portugal, o filme realizador por David Fincher estreia a 4 de Novembro.

Clique nos artigos relacionados para ver os vídeos do filme que já foram divulgados.

PUB

Relacionados

Últimas