Já fez LIKE no TVI Notícias?

Óscares: Melhor Direcção Artística vai para «Avatar»

Sigourney Weaver entregou o prémio ao filme no qual participou

Sigourney Weaver entregou o Óscar para melhor Direcção Artística a «Avatar», filme no qual participou.

Rick Carter, Robert Stromberg e Kim Sinclair receberam o primeiro prémio da noite do filme que mais nomeações arrecadou juntamente com «Estado de Guerra».

PUB

Os outros nomeados eram:

«The Imaginarium of Doctor Parnassus» - Dave Warren e Anastasia Masaro (Direcção Artística); Caroline Smith (Cenografia) - O trio que teve a cargo o set deste filme pleno de fantástico tem ainda pouco currículo e a nomeação para os Óscares é uma estreia. Smith tem mesmo a primeira nomeação em absoluto enquanto Warren e Masaro já tiveram outros filmes a concorrer a outros galardões e partilham outras nomeações com este «The Imaginarium of Doctor Parnassus».

«Nine» - John Myhre (Direcção Artística); Gordon Sim (Cenografia) - John Myhre é o nome de maior peso nesta corrida ao ter a quinta nomeação para um Óscar quando já tem duas estatuetas douradas em casa («Memórias de uma Gueixa» e «Chicago»). Com muitas outras nomeações e vários outros prémios recebidos, Myhre voltou a contar em «Nine» com Gordon Sim, que tem a segunda nomeação para os Óscares depois da dupla vitoriosa no musical de 2002.

«Sherlock Holmes» - Sarah Greenwood (Direcção Artística); Katie Spencer (Cenografia) - A dupla feminina que trabalhou a Londres da viragem do séc. XIX para o XX de «Sherlock Homes» trabalha junta desde 1998 («The Governess»), está pela terceira vez nomeada para um Óscar e já tem um BAFTA (por «Expiação»). Mas se o currículo de Spencer se fica por aqui o de Greenwood é bem mais vasto entre outras nomeações e prémios obtidos.

«The Young Victoria» - Patrice Vermette (Direcção Artística); Maggie Gray (Cenografia) - Patrice Vermette tem uma careira curta, mas já algumas distinções, nomeadamente com «C.R.A.Z.Y.» (que lhe valeu vários prémios) e conseguiu agora com «The Young Victoria» a nomeação para o galardão mais cobiçado; algo que Gray está a repetir quando já tem um Emmy no currículo.

PUB

Últimas