Já fez LIKE no TVI Notícias?

Festa do Cinema Francês começa com «Mulheres de Guerra»

Nona edição do evento arranca na quinta-feira

A 9ª Festa do Cinema Francês começa quinta-feira em Lisboa, com a apresentação do filme «Mulheres de Guerra», dando início a uma programação que inclui 45 longas-metragens e se prolonga até 2 de Novembro, escreve a Lusa.

Lisboa, Almada, Coimbra, Porto e Faro são as cidades que vão acolher a Festa do Cinema Francês, que vai apresentar 25 filmes em antestreia nacional.

PUB

Este ano a Festa instituiu um Prémio do Público para filmes que não tenham sido adquiridos pelos distribuidores portugueses.

Nove filmes vão competir pelo prémio, que atribui 5 mil euros ao distribuidor que compre a obra vencedora, explicou Elsa Cornevin, do Instituto Franco-Português, que organiza a mostra.

Para além da secção principal, foram criadas duas novas secções - «Cannes em Portugal», uma homenagem aos 40 anos da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, e «Paris-Lisboa», que apresenta filmes rodados nas duas cidades, numa parceria com a Cinemateca Portuguesa.

Em Lisboa, a mostra prolonga-se até 12 de Outubro e os filmes serão exibidos no cinema São Jorge, na Cinemateca e no Instituto Franco-Português.

O filme de abertura, «Mulheres de Guerra» («Les Femmes de l'ombre»), do realizador Jean-Paul Salomé, é uma história passada durante a Segunda Guerra Mundial e centrada em cinco mulheres.

Sophie Marceau, Julie Depardieu e Déborah François fazem parte do elenco deste filme cuja acção decorre em 1944.

PUB

A personagem central é Louise (interpretada por Sophie Marceau), uma figura próxima da resistência que embarca para Londres após o assassínio do marido e é recrutada pela Special Operations Executive (SOE), um agência de informação secreta criada por Churchill para sabotar as acções do exército nazi.

Louise tem como primeira missão o resgate de um agente britânico detido, numa operação que conta com o apoio de outras quatro mulheres.

O realizador e a actriz Déborah François vão estar presentes na exibição do filme.

PUB

Últimas