Já fez LIKE no TVI Notícias?

MOTELx traz Zé do Caixão a Lisboa

Relacionados

Festival de cinema de terror arranca dia 3 de Setembro no São Jorge

A presença em Portugal do realizador brasileiro José Mojica Marins é o ponto mais forte do MOTELx - festival internacional de cinema de terror, cuja segunda edição começa a 3 de Setembro nos cinemas São Jorge, em Lisboa, noticia a agência Lusa.

José Mojica Marins, também conhecido pela personagem Zé do Caixão, estará na capital portuguesa para apresentar «Encarnação do Demónio», filme que fecha uma trilogia de cinema de terror iniciada nos anos 1960 e que por estes dias é exibido no festival de cinema de Veneza.

PUB

«Encarnação do Demónio», que conta a história de uma obsessão de Zé do Caixão em gerar o filho perfeito, foi escrito nos anos 1960, mas só rodado quarenta anos depois devido a sucessivos imprevistos, entre os quais a morte de vários produtores.

Mojica Marins, 72 anos, é o mais popular realizador brasileiro no género do terror e dele serão exibidos no MOTELx os filmes «À meia-noite levarei sua alma» (1964), «Esta noite encarnarei no seu cadáver» (1968), integrantes daquela trilogia, e «O Despertar da Besta» (1969).

O criador e intérprete do aterrador cangalheiro Zé do Caixão estará em Lisboa ainda para conduzir um workshop, entre 4 e 6 de Setembro, em conjunto com a sua filha, também realizadora, Liz Marins.

Nesta segunda edição do MOTELx haverá espaço para exibir «cinema de terror contemporâneo, de todos os sítios imaginários e não dos locais mais habituais como os Estados Unidos», disse um dos directores do MOTELx, João Monteiro, à agência Lusa.

Da programação destacam-se «George Romero's Diary of the Dead», filme de zombies de George Romero, «Stuck», de Stuart Gordon, «Doomsday», de Neil Marshall, «Teeth», de Mitchell Lichenstein, e «Hiss», de Fahim Hashimy, considerado o primeiro filme de terror feito no Afeganistão.

PUB

O mais recente cinema de terror francês será exibido no ciclo «A nouvelle vague do terror», com filmes como «Sheitan», de Kim Chapiron, e com Vicent Cassel, e «A l'interiéur», de Julien Maury & Alexandre Bustillo.

A secção «Doc terror» inclui aquele que a organização diz ser o mais difícil filme do festival: «Animal, el documental», de Angel Mora, sobre as touradas de morte em Espanha.

Das vinte curtas-metragens programadas para esta edição seis são portuguesas, entre as quais «Codename Reanimator», de Frederico Gonçalves e Vasco Santos, «O rim», de Fernando Alle, e «Serão», de Joana Toste.

Nesta segunda edição, haverá ainda uma secção nova, intitulada «Lobo Mau» e dedicada aos mais novos, para demonstrar que o cinema de terror também pode ser visto e experimentado por jovens e crianças, desde que devidamente acompanhados.

O MOTELx é um festival organizado pelo CTLX - Cineclube de Terror de Lisboa e conta entre os seus objectivos mostrar cinema de terror contemporâneo e estimular a produção nacional nesta área.

PUB

Relacionados

Últimas