Já fez LIKE no TVI Notícias?

Coppola, Godard e Wallach homenageados com Óscar

O historiador Kevin Brownlow também foi distinguido pelo seu trabalho na indústria do cinema

Os realizadores Francis Ford Coppola e Jean-Luc Godard e, ainda, o actor Eli Wallach, três dos veteranos do cinema foram homenageados este sábado pelos organizadores dos Óscares.

Na cerimónia organizada da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, figuras do cinema actual, como Clint Eastwood, Warren Beatty, Annette Bening, Oliver Stone e Robert De Niro, estiveram reunidos para assistir à entrega dos prémios honoríficos que reconhecem, por ano, quatro carreiras nas diversas categorias da indústria do cinema.

PUB

Durante o jantar no Kodak Theater Ballroom, o actor Elli Wallach e o historiador e criador de ambientes para cinema Kevin Brownlow foram dois dos veteranos homenageados pelo seu contributo na indústria. Para a categoria de realização, a organização dos Óscar preferiu o franco-suíço Godard, enquanto Francis Ford Coppola foi distinguido pelos seus trabalhos em produção.

O prémio «Irving G. Thalberg» acabou por homenagear Coppola pelas suas produções «visionárias», como sublinhou George Lucas, que «abriram caminho a muitos dos seus contemporâneos em finais da década de 60 e parte da de 70», citou a Reuters

«Foi o nosso líder, a nossa inspiração», referiu Lucas antes de entregar o prémio.

Contudo, a decisão de distinguir a carreira de Godard causou alguma polémica no seio de alguns grupos judeus, que o acusam de anti-semita, e no círculo de Hollywood, por quem o franco-suíço já manifestou, em várias ocasiões o seu desapreço.

Recorda-se que Godard se recusou a comparecer à cerimónia depois de, supostamente, ter dito a Anne-Marie Mieville, companheira e colaboradora do realizador de «À Bout de Souffle», que não compareceria porque «não são os Óscares»

Depois da cerimónia dos prémios honoríficos, a organização entrou, oficialmente, na «temporada dos Óscar» que se realizam a 27 Fevereiro de 2011.

PUB

Últimas