Já fez LIKE no TVI Notícias?

Festival de Veneza já está em andamento: e chegam as estrelas (fotos)

Relacionados

O mais antigo festival do mundo homenageia Vittorio Gassman

O Festival de Veneza começa amanhã, quarta-feira dia 1 de Setembro, mas vai ter uma sessão de pré-abertura já nesta terça-feira com uma homenagem a Vittorio Gassman assinalando o 10º aniversário da morte do actor italiano.

O mais antigo festival de cinema do mundo vai proporcionar aos venezianos um «programa especial» que inclui a projecção de «Profumo di Donna» (1974), com o qual Gassman ganhou vários prémios, incluindo o de Melhor Actor em Cannes. O filme de Dino Risi será apresentado esta noite numa versão restaurada com entrada livre na Arena di Campo San Paolo.

PUB

Mas é depois deste preâmbulo a abrir o apetite que a ilha do Lido vai começar a ficar cheia de estrelas ¿ como já se pode ver na galeria de fotos. Na quarta-feira o festival arranca em força com a sessão de abertura feita por «Black Swan», o filme de Darren Aronofsky, que é uma das estrelas em competição.

A noite de abertura do festival vai ainda contar com dois filmes fora de competição: «Jingwu Fengyun ¿ Chen Zhen», de Andrew Lau, e, a fechar noite, «Machete», o novo filme de Robert Rodriguez, em estreia europeia. Mas na Competição Oficial o grau de estreia ainda é mais exigente.

Pelo quarto ano nos últimos cinco, todos os filmes em competição vão ser exibidos em estreia mundial, a começar pelo referido «Black Swan» até todos os outros 22 a competir pelo Leão de Ouro, entre os quais estão vários realizadores muito importantes.

Afigura-se muito difícil a tarefa do júri presidido por Quentin Tarantino, que vai apreciar os novos filmes de realizadores (além de Aronofski) como Jerzy Skolimowski, Sofia Coppola, François Ozon, Julian Schnabell, Monte Hellman ou Vincent Gallo.

PUB

Na sua 67ª edição, o cartaz competitivo do festival tem a média de idades mais baixa da sua história. Ascanio Celestini, com 37 anos, e Sofia Coppola, com 38, rivalizam com veteranos como Skolimowski, 72, ou Monte Hellman, 78 anos; perfazendo uma média de 47 anos entre os 23 realizadores candidatos ao Leão de Ouro.

O festival de Veneza tem sete secções (que pode ver no site oficial), em cuja «Horizontes» estão presentes dois cineastas portugueses. João Nicolau apresenta a sua primeira longa-metragem, «A Espada e a Rosa», e Manoel de Oliveira apresenta a curta-metragem «Painéis de São Vicente de Fora, visão poética».

O mais antigo festival de cinema do mundo decorre de 1 a 11 de Setembro fechando com «The Tempest» de Julie Taymor, já extra-competição. Os 23 filmes a concurso para o Leão de Ouro na Competição Oficial são os seguintes:

«Black Swan», Darren Aronofsky, EUA

«La Pecora Nera»,(Black Sheep), Ascanio Celestini, Itália

PUB

«Somewhere», Sofia Coppola, EUA

«Happy Few», Antony Cordier, França

«La Solitudine Dei Numeri Primi», («The Solitude of Prime Numbers»), Saverio Costanzo, Itália

«Ovsyanki» («Silent Souls»), Aleksei Fedorchenko, Rússia

«Promises Written in Water», Vincent Gallo, EUA

«Road to Nowhere», Monte Hellman, EUA

«Balada Triste de Trompeta» («A Sad Trumpet Ballad»), Alex de la Iglesia, Espanha

«Venus Noire» («Black Venus«), Abdellatif Kechiche, França

«Post Mortem» Pablo Larrain, Chile

«Barney`s Version» Richard J. Lewis, Canadá

«Noi Credevamo» («We Believed»), Mario Martone, Itália

«La Passione» («The Passion»), Carlo Mazzacurati, Itália

«Jusan-nin no shikaku» («13 Assasins»), Takashi Miike, Japão

«Potiche», Francois Ozon, França

«Meek`s Cutoff» Kelly Reichardt, EUA

«Miral» Julian Schnabel, EUA

«Noruwei no mori» («Norwegian Wood»), Anh Hung Tran, Japão

«Attenberg» Athina Rachel Tsangari, Grécia

PUB

«Di Renjie zhi Tongtian diguo» («Detective Dee and the Mystery of Phantom Flame»), Tsui Hark, China

«Drei» (Three), Tom Tykwer, Alemanha

«Essential Killing», Jerzy Skolimowski, Polónia

PUB

Relacionados

Últimas